Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Medida Provisória mantém isenção a medicamentos importados

© Marcello Casal Jr

A isenção do imposto de importação para medicamentos foi estendida pelo governo federal em medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na noite desta sexta-feira (25). A redução a zero da alíquota do tributo é válida para a aquisição de medicamentos por pessoa física até o limite de US$ 10 mil ou equivalente em outra moeda.

“A edição da MP é justificada como medida fundamental para garantir o direito social à saúde, tendo em vista que a incidência do Imposto de Importação poderia dificultar a aquisição de medicamentos considerados essenciais à sobrevivência, além de contribuir para um ambiente mais justo e transparente”, informou a assessoria da Presidência da República, em nota.

De acordo com a MP, as empresas que realizam remessas internacionais por meio do Regime de Tributação Simplificada (RTS) passam a ter a obrigação de prestar informações detalhadas sobre as mercadorias antes mesmo da chegada dos insumos ao país, além de recolher os tributos devidos e atender a outros requisitos estabelecidos pela Receita Federal.

“A adoção dessas medidas agiliza o processo de importação, uma vez que as informações e os pagamentos serão realizados de forma antecipada, reduzindo a burocracia e os custos envolvidos”, explica a nota.

A nova MP substitui um texto anterior, de junho, que perdeu a validade justamente nesta sexta-feira. Até então, as alíquotas tributárias aplicadas variavam de 20% a 60% sobre o preço dos medicamentos.


Destaques desta semana

Cacoal recebe mais asfalto com recursos assegurados por Cirone

Após a execução de obras de drenagem, inicia-se agora...

Feira do Empreendedor começa hoje e promete movimentar a economia de Cacoal por três dias

Evento reúne mais de 30 expositores, oportunidades de negócios,...

Homem é esfaqueado em bar após discussão, no bairro Vista Alegre, em Cacoal, RO

Vítima foi atingida por golpe de arma branca no...

Sem resposta às reivindicações, indígenas anunciam novo bloqueio da BR-364 para sexta-feira

Lideranças afirmam que falta de avanço nas negociações levou...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Outros tópicos


Notícias relacionadas