Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Eleição na Venezuela: Chavismo e oposição indicam vitória antes dos resultados oficiais

Menos de duas horas após o encerramento da votação, representantes da oposição e do governo venezuelano indicaram publicamente uma vitória do seu campo político. Nesta eleição histórica, que pode pôr fim a 25 anos de chavismo, o presidente Nicolás Maduro busca de um terceiro mandato contra o diplomata Edmundo González, principal nome da oposição que substituiu a líder María Corina Machado, impedida de concorrer pela Justiça, na coalizão Plataforma Unitária.

Em uma coletiva de imprensa, a oposição manifestou otimismo quanto a uma possível vitória. Segundo María Corina, a oposição já está recebendo boletins de votos de algumas seções eleitorais e houve um recorde de comparecimento em todos os estados, sem apresentar provas disso. Ao seu lado, González expressou satisfação com as projeções.

— Estamos mais do que satisfeitos com as expectativas que temos em relação aos resultados — disse o presidenciável. — Tivemos uma jornada de participação em massa, jamais vista nos últimos anos.

Por outro lado, o chefe da campanha chavista, Jorge Rodríguez, deixou claro o clima de vitória nas fileiras do governo.

— Não podemos anunciar os resultados, mas podemos mostrar nossa cara — disse, com um largo sorriso. — Pacientemente esperaremos o boletim do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), mas imediatamente após ser emitido o boletim, nós os esperaremos onde vocês sabem para encontrar quem vocês conhecem (apontou para o boné com o símbolo de “Gallo Pinto”, usado pela campanha de Maduro).

Segundo a campanha opositora, mais de 11 milhões dos 21 milhões eleitores convocados haviam votado até as 16h do horário local, cerca de 54% do eleitorado. Tanto González quanto Maduro convocaram eleitores para votar por meio das redes sociais faltando uma hora para o fim da votação. Um comparecimento abaixo dos 60% era visto como preocupante para os candidatos, sobretudo para a oposição. Em 2013, cerca de 80% do eleitorado foi às urnas.

Apesar das declarações, ainda paira a incerteza em relação ao resultado, com pesquisas de boca de urna — que são proibidas no país — apontando diferentes vencedores. Nas últimas horas, partidários da oposição e do governo divulgaram nas redes sociais levantamentos cujas porcentagens variam de acordo com o grau de sintonia dos institutos com determinada sigla.


Destaques desta semana

Suspeito de homicídio é preso no distrito de Surpresa, em Guajará-Mirim

A Polícia Militar de Rondônia, por meio do 6º...

Motociclista sofre lesões graves após carro ignorar sinalização de parada; vídeo

Porto Velho — Um motociclista ficou ferido após um...

Investigado por envolvimento na morte do sargento José Américo é preso em RO

A Polícia Civil do Estado de Rondônia prendeu, na...

Duplo homicídio em Cacoal tem novo desdobramento com prisão de suspeito

Na manhã desta sexta-feira, 23 de janeiro de 2026,...

Polícia Militar apreende drogas na Linha 06, próximo ao cemitério, em Cacoal

No final da tarde desta quarta-feira (21), a Polícia...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

Denúncia de tiros mobiliza polícia e resulta em prisões em Cacoal

Na noite de ontem, 25, a Polícia Militar de...

Furto em evento familiar termina com prisão de suspeitos em Cacoal

Na madrugada do dia 25 de janeiro de 2026,...

Preclaro | Alberto Dinys

E eis que me lanço em Teus braços, ó...

Os racistas ignoram os ensinamentos de Jesus!

A presença do racismo neste país é incontestável. Mesmo...

Notícias relacionadas