Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Eleição na Venezuela: Chavismo e oposição indicam vitória antes dos resultados oficiais

Menos de duas horas após o encerramento da votação, representantes da oposição e do governo venezuelano indicaram publicamente uma vitória do seu campo político. Nesta eleição histórica, que pode pôr fim a 25 anos de chavismo, o presidente Nicolás Maduro busca de um terceiro mandato contra o diplomata Edmundo González, principal nome da oposição que substituiu a líder María Corina Machado, impedida de concorrer pela Justiça, na coalizão Plataforma Unitária.

Em uma coletiva de imprensa, a oposição manifestou otimismo quanto a uma possível vitória. Segundo María Corina, a oposição já está recebendo boletins de votos de algumas seções eleitorais e houve um recorde de comparecimento em todos os estados, sem apresentar provas disso. Ao seu lado, González expressou satisfação com as projeções.

— Estamos mais do que satisfeitos com as expectativas que temos em relação aos resultados — disse o presidenciável. — Tivemos uma jornada de participação em massa, jamais vista nos últimos anos.

Por outro lado, o chefe da campanha chavista, Jorge Rodríguez, deixou claro o clima de vitória nas fileiras do governo.

— Não podemos anunciar os resultados, mas podemos mostrar nossa cara — disse, com um largo sorriso. — Pacientemente esperaremos o boletim do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), mas imediatamente após ser emitido o boletim, nós os esperaremos onde vocês sabem para encontrar quem vocês conhecem (apontou para o boné com o símbolo de “Gallo Pinto”, usado pela campanha de Maduro).

Segundo a campanha opositora, mais de 11 milhões dos 21 milhões eleitores convocados haviam votado até as 16h do horário local, cerca de 54% do eleitorado. Tanto González quanto Maduro convocaram eleitores para votar por meio das redes sociais faltando uma hora para o fim da votação. Um comparecimento abaixo dos 60% era visto como preocupante para os candidatos, sobretudo para a oposição. Em 2013, cerca de 80% do eleitorado foi às urnas.

Apesar das declarações, ainda paira a incerteza em relação ao resultado, com pesquisas de boca de urna — que são proibidas no país — apontando diferentes vencedores. Nas últimas horas, partidários da oposição e do governo divulgaram nas redes sociais levantamentos cujas porcentagens variam de acordo com o grau de sintonia dos institutos com determinada sigla.


Destaques desta semana

Esquema de tráfico que ocultava drogas em buraco no quintal é desarticulado em Porto Velho

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de...

Dois funcionários da Nova 364 morrem em acidente de trânsito a caminho do trabalho em RO

Um acidente grave matou dois funcionários da Nova 364,...

Furto em Cacoal: CAC tem armas documentadas levadas por bandidos no domingo

Uma residência foi alvo de furto na tarde de...

Adolescente é apreendido com 20 kg de maconha durante operação em Nova Mamoré

Uma ação integrada no âmbito da Operação Protetor das...

MPF aciona Justiça contra Unir por burlar Lei de Cotas durante uma década

O Ministério Público Federal (MPF) acionou a Justiça na...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

Homem é preso em Cacoal por ignorar restrições da Lei Maria da Penha

A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão preventiva...

¡Dios es maravilloso! | Alberto Dinys

“El nacimiento de Jesucristo fue así: María, su madre,...

Ponto de tráfico é identificado em Cacoal; suspeita usava terceiros para vender drogas

Após trabalho contínuo de monitoramento e levantamento de informações,...

Investigação encontra carro suspeito de ataque a tiros em Cacoal

Na tarde da última segunda-feira (09), por volta das...

Notícias relacionadas