Os docentes do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), Eduardo Augusto Souza Cunha e Faissal Ghazi Tannoukhy desenvolveram um trabalho entre os alunos de 7º e 8º ano do Ensino Fundamental que envolvia um debate interdisciplinar entre História e Filosofia.
A partir das aulas sobre Absolutismo e Iluminismo, os professores orientaram que os alunos criassem livretos virtuais, contando o que os jovens compreenderam sobre as ideias de alguns dos grandes filósofos daquele período histórico.
Os volumes, além da linguagem acessível, contam com arquivos de vídeo e áudio, além do texto e imagens e tratam das obras de Thomas Hobbes, Jean Bodin, Jacques Boussuet, Nicolau Maquiavel, Étienne de la Boétie, entre outros.
De acordo com o professor Eduardo Augusto Souza Cunha, dentro de um conjunto de nomes listados, os alunos escolheram, levando em consideração o contexto histórico e as várias correntes filosóficas. “Pretendemos quebrar a ideia de que a Filosofia é só para os grandes pensadores e para uma elite intelectual. Ela está presente no que pensamos no dia a dia”, explica.
Faissal Ghazi Tannoukhy esclarece que os livros tornam o pensamento filosófico mais democrático e menos abstrato, próximo a realidade de todas as pessoas. “É uma maneira de criar entre os alunos uma paixão pelo pensar, para que comecem a questionar a realidade em que estão inseridos, saindo assim do senso comum”, frisa.