Terça-feira, 30 de abril de 2024, às 05:37:46- Email: [email protected]


VEJA O VÍDEO: Menino emociona ao traduzir história para amigo surdo em Rolim de Moura

Ygor Ferreira e Carlos Henrique tem cinco anos  e estudam na mesma escola, em Rolim de Moura. Os dois são amigos e o fato de Carlos Henrique ser deficiente auditivo nunca foi entrave para o bom relacionamento dos dois. Trata-se de uma dupla esperta e extremamente comunicativa mas dia desses eles se superaram. O professor Edilson Ferreira, instrutor de Libras ( Lingua Brasileira de Sinais)contava a estória de Chapéuzinho Vermelho  e percebeu que Ygor repetia cada palavra que ouvia, através de gestos, ao amiguinho.

O professor registrou o momento em vídeo, compartilhou no seu perfil no Facebook  e a postagem viralizou. Segundo o pedagogo, que atualmente faz pós-graduação em Libras, esse foi um dos maiores presentes que ganhou durante quase 9 anos de sala de aula. “Estou muito feliz, muito realizado. Naquele dia, li a história em voz alta e sinalizava [em Libras] para ele entender o que estava acontecendo. Terminei e virei para o quadro para escrever a atividade do dia. Quando retornei para a turma, vi o Ygor tentando traduzir a história de novo para ele”, contou Santos, que atua no pré-II da escola Balão Mágico. “Foi como se ele [Ygor] estivesse contando os detalhes da história. Fiquei muito surpreso. Peguei o celular, pois queria mostrar para os pais dos dois. O Ygor estava ali, fazendo a inclusão, estava tendo a empatia pelo amiguinho. Fiquei muito emocionado”, acrescentou.

“Muita gente tem uma visão de educação infantil, que a gente só brinca, que as crianças não aprendem. Os dois deram uma aula para a gente. Ensinaram que é possível incluir, que é possível aprender também. A escola está fazendo o papel dela” diz Edilson dos Santos, explicando que no inicio Carlos ficava isolado no fundo da sala, já que por ser surdo, tinha dificuldade de interação com o resto dos alunos. Carlos, no entanto, já sabia alguma coisa de Libras, que tinha aprendido em casa e começou a ensinar os coleguinhas.

O educador Edilson S atualizou o currículo escolar da turma e começou a ensinar as crianças em sala de aula. Isso aconteceu ao longo de todo o ano e o resultado, claramente, surtiu efeito. Ygor foi um dos estudantes que sempre mostrava interesse em aprender. Hoje o pequeno Ygor não se diferencia em nada dos demais alunos e também é um dos mais procurados, já que todos tem curiosidade em aprender mais a linguagem dos sinais.

“A escola normalmente abre as portas e acredita que está fazendo parte da inclusão. Mas vejo que é diferente. Incluir é mais do que abrir vagas, é mais do que colocar na sala de aula. Incluir é abrir de fato o coração. É estar preparado profissionalmente. Ter conhecimentos e estar preparado para auxiliá-los”, diz o professor

“Fiz para ele entender a história” Os familiares de Ygor estão super orgulhosos do gesto do pequeno. Mas ainda estão sem saber o que pensar sobre a quantidade de pessoas que já assistiram as cenas —até o momento ele já ultrapassou 781 mil visualizações e mais 15 mil compartilhamentos.

Segundo Kelma Jaqueline Ferreira, 32, mãe do aluno, dá um pouco de medo ver a proporção que tudo está tomando. “Fico muito orgulhosa. Já pequenininho falando assim. Fico tão encantada. O Ygor sempre foi muito comunicativo, brinca com todos.

E ele é encantado pelo Carlos, desde o começo do ano. Eu nem sabia que ele gostava e sabia tanto de Libras até ver o vídeo”, contou Ferreira. “Mas não vou falar que não fiquei assustada. Como mãe, a gente sempre tem um pouco de medo.” Agora que descobriu a afinidade do filho pela língua, Ferreira está pensando em estimular mais esse aprendizado. Talvez até pesquisar um curso extra para ele se aperfeiçoar. Com ajuda dela, perguntamos para o Ygor o motivo dele ter começado a contar a história em Libras. A resposta não podia ter sido mais fofa: “Decidi traduzir porque ele é surdo e não escuta o que o professor está falando. Fiz para ele entender a história”, disse. Para ele, o fato de Carlos ser surdo é exatamente o motivo dos dois serem amigos.

Fonte: Rolim Notícias


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼