Domingo, 24 de novembro de 2024, às 07:50:32- Email: [email protected]



Por causa de dificuldades de produtores, Idaron faz alterações no sistema de controle de agrotóxicos

Em razão de dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais com os procedimentos eletrônicos para emissão da Receita Agronômica, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), teve que realizar alterações no novo sistema de controle de comercialização e uso de agrotóxicos em Rondônia (Siafro-Web).

De acordo com a agência, a principal dificuldade relatada pelos produtores  está na exigência de assinatura eletrônica do produtor na Receita Agronômica. Devido ao problema, a Idaron  aceitou, por um período, apenas a assinatura presencial do produtor no Receituário Impresso pela loja agropecuária que efetuou a venda de agrotóxicos para o produtor.

Ainda, segundo o órgão, foi adiada para 1º de julho de 2022, a obrigatoriedade da realização do cadastro agropecuário do produtor que ainda não possui o cadastro na Idaron. Diante da medida, para a emissão da Receita Agronômica, basta a realização do cadastro provisório, diretamente no sistema Siafro-Web, pelo responsável técnico que estiver emitindo a receita durante a venda do agrotóxico.

COMERCIALIZAÇÃO ELETRÔNICA
Desde 1º de janeiro deste ano, a comercialização de agrotóxicos em Rondônia passou a ser realizada  no formato digital. (Mas, por enquanto, a assinatura pelo produtor poderá ser feita de forma impressa). Conforme a Idaron,  o Sistema de Fiscalização do Comércio de Agrotóxicos (Siafro-Web) tem por objetivo melhorar a fiscalização do uso desses produtos. Atualmente, a venda é realizada somente com a apresentação de um receituário agronômico.

O Siafro-Web é uma ferramenta online que, segundo a Idaron, deveria tornar mais ágil e efetivo o acompanhamento do processo de estocagem dos agroquímicos no comércio, além da venda do produto, emissão de receituários agronômicos e recolhimento das embalagens.

Fonte: Segundo News


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼