Na noite da última quinta-feira (03), a Câmara de Vereadores de Cacoal realizou uma Sessão Solene de Aplausos para prestar uma justa homenagem às vítimas da explosão do Quartel da Polícia Militar do município no início da década de 1980. A data escolhida marca os 40 anos de umas das maiores tragédias já registradas na cidade de Cacoal, ceifando a vida de onze pessoas, sendo dez policiais militares. A Sessão Solene, realizada no Plenário Senador Ronaldo Aragão, foi proposta pelo vereador Romeu Moreira, sendo aprovada por unanimidade por todos os vereadores cacoalenses.
“Quero dizer aos senhores e senhoras que compõe o 4º Batalhão, do orgulho nosso, do orgulho de Cacoal, de termos essa instituição, que é referência para o estado de Rondônia. O 4º Batalhão é reconhecido por seu zelo, seu cuidado junto à comunidade, pelo seu trabalho social e comunitário e isso muito nos honra e nos orgulha. Sabemos do valor dos nossos militares, de todo o estado de Rondônia, e é uma honra para esta Casa prestar essa homenagem, honrando a Polícia Militar, em especial o nosso 4º Batalhão. Quando prestamos nossa homenagem a estes guerreiros, que perderam suas vidas, estamos também homenageando os nossos atuais militares”, destacou o vereador Romeu Moreira, autor da homenagem.
Entre as autoridades presentes à solenidade, o comandante geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, Coronel PM James Alves Padilha, ressaltou a iniciativa e a importância de manter viva a história da PMRO. “Agradeço a Câmara de Vereadores por essa homenagem prestada. Fico feliz de ver o reconhecimento do município, pois isso demonstra que o povo e a comunidade mantêm uma estreita relação de respeito e harmonia com a tropa da nossa unidade aqui em Cacoal. Esta é uma Sessão Solene em homenagem aos nossos bravos policiais que, há 40 anos atrás, tombaram dentro um quartel da Polícia Militar, fruto de uma trágica situação, totalmente inesperada, um acidente fatídico, que ceifou a vida de 10 policiais e um civil. Os policiais que sucederam aqueles que ficaram pelo caminho, aqui estão presentes para também enaltecer a nossa instituição em prol daqueles que perderam a vida, para que a gente não deixe cair no esquecimento e mantenhamos viva a lembrança de todos e de cada um que perdeu sua vida”, ressaltou o comandante da Polícia Militar.
Durante a Sessão Solene de Aplausos, o vereador Romeu Moreira enalteceu a história da Polícia Militar e também resgatou lembranças do dia 03 de fevereiro de 1982. “A gente vivenciou essa história! Acordei com aquele estrondo fora do comum. Eu era um jovem de 19 anos, que já trabalhava aqui em Cacoal com a empresa farmacêutica, recém-chegado em nosso município, e eu tive a honra de conhecer a todos, mas em especial o Lucas, que foi casado com uma amiga nossa. Mas quero destacar o sorriso irradiante do soldado Moacir. Onde ele chegava, o Moacir irradiava luz. Era uma pessoa verdadeiramente da comunidade, um soldado que onde chegava, interagia. Quero deixar registrado o orgulho de termos esses jovens militares, que prestaram serviço à nossa comunidade no início dos anos 1980. Vivenciamos essa história, acompanhamos e hoje prestamos a nossa homenagem enquanto representante eleito pelo nosso povo”, relembrou Romeu Moreira, que em sua fala também ressaltou a importância dos militares que já passaram por Cacoal. “A história do nosso Batalhão foi construída pela garra, pelo esforço e pela dedicação de todos os militares que passaram por aqui e contribuíram para a garantia da segurança pública junto à comunidade. Queremos, de forma especial, agradecer a todos os ex-comandantes do 4ºBPM, que cumpriram a brilhante missão de guiar as ações da Polícia Militar em Cacoal”, finalizou.
Após a entrega das homenagens aos familiares e amigos das vítimas desta tragédia, o comandante do 4º Batalhão, Major PM João Carlos Rodrigues Matos, foi convidado a fazer uso da palavra, como representante da tropa. “Queremos agradecer a todos que compareceram nesta sessão solene e que prestaram suas homenagens. Nós estamos honrando a nossa história! Este evento trágico, que completa 40 anos, transcende a Polícia Militar, pois faz parte da história de Rondônia e, principalmente, da história de Cacoal. Ao vereador Romeu, meus sinceros agradecimentos pela receptividade e por propor este evento, esta homenagem”, concluiu o comandante.
A EXPLOSÃO
No dia 3 de fevereiro de 1982, por volta das 5h45, uma explosão destruiu o Quartel da Polícia Militar de Cacoal. Na época, a Polícia Militar estocava dinamites que a Prefeitura Municipal utilizava para explodir pedras para proceder com o calçamento das ruas. Essas dinamites explodiram em circunstâncias que nunca poderão ser explicadas, alguns dizem que faíscas na fiação elétrica, outros dizem que por combustão espontânea, mal armazenamento… Mas enfim, a explosão aconteceu e destruiu toda a estrutura física do quartel e ceifou a vida de dez policiais militares e um civil.
Estavam de serviço no dia da tragédia e perderam suas vidas, os policiais 2º tenente PM Rui Luiz Teixeira, soldados Cerival Marcondes da Silva, Antonio Andrade Silva, José Carlos M. Bueno, Orlando Pereira Filho, Lucas Carlos de Oliveira Rocha, Noel Gonçalves de Souza, Antonio Braz de Sousa, Manoel Pessoa e Moacir Ferreira Mendes Filho.
A explosão também vitimou Zedequias Ferreira Domiciano, cidadão cacoalense que desempenhava seu trabalho de vigia em uma serraria, próximo ao quartel, e foi atingido pelos destroços.