Na última sexta-feira (18) a população de Cacoal foi surpreendida com a cheia dos rios Pirarara, Tamarupá, Salgadinho, Riozinho e Machado. O nível da água subiu de forma muito repentina e causou diversos pontos de alagamento na cidade. A Defesa Civil do município calcula que mais de 1.200 famílias foram afetadas, muitas delas ficando desabrigadas e até mesmo desalojadas.
Neste cenário, o Sicoob Fronteiras buscou agir de forma rápida para conseguir contribuir com o maior número de pessoas possível, tornando-se um ponto de arrecadação de alimentos, produtos de higiene, limpeza, roupas, calçados e qualquer tipo de doação que possa ser direcionada à população afetada.
Na Agência da Cooperativa, localizada na Rua São Luís no centro de Cacoal, foi colocada uma caixa para receber as doações. Por meio de mensagens enviadas por aplicativo, o Sicoob Fronteiras buscou “convocar” todos os seus associados para contribuírem, fazendo a sua doação.
Além de se tornar um ponto de arrecadação, o Sicoob Fronteiras tem contado támbem com seus colaboradores que se engajaram de forma voluntária para buscar as doações, destinando-as às vítimas das enchentes em Cacoal.
“Presenciar tal situação foi algo realmente assustador. Estive presente em algumas localidades e parecia cena de um filme! Mesmo diante de toda essa situação, conseguíamos ver a gratidão nos olhos das pessoas que nos ajudamos. Ainda há muito a ser feito e por isso pedimos, ajude você também”, pede Wellisson Coutinho, voluntário e colaborador do Sicoob Fronteiras.
Em Cacoal, a sede da Secretaria Municipal de Cacoal (Semast) se tornou o principal ponto de apoio para às pessoas atingidas pelas cheias. As doações também podem ser direcionada diretamente para a Secretaria.
(Assessoria de Imprensa/ Sicoob Fronteiras)