Após dois anos sem poder competir no Joer, que ficou suspenso devido à pandemia de covid-19, a judoca Tatiany Rocha, de 15 anos, está animada com a oportunidade. “Estou muito feliz por estar aqui e quero voltar com muito gás para conseguir um lugar no pódio”, declarou a atleta que recebeu a missão de acender a pira olímpica durante a cerimônia. Tatiany é aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina.
A fase municipal do Joer 2022 em Cacoal reúne 18 modalidades esportivas, entre elas voleibol, futsal, handebol, natação, atletismo, ciclismo, judô, ginástica rítmica, basquete, entre outros. A expectativa é de que mais de 800 atletas participem desta etapa dos Jogos Escolares. As competições tem início já nesta quarta-feira (20) e seguem até o dia 09 de maio.
“Por meio dos Jogos Escolares de Rondônia, o Governo do Estado tem o objetivo de promover o intercâmbio social e cultural entre os jovens, elevando os ideais de fraternidade, solidariedade e também a cultura da paz entre todos”, destacou o secretário executivo regional do Governo em Cacoal, José Moura dos Santos.
A importância do esporte, aliado à educação, é reconhecida pelos jovens atletas. “Eu acho importante, pois tanto o esporte como a educação nos tiram de caminhos ruins! Além disso, o esporte ajuda na disciplina e é uma influência muito boa para os estudos”, reforça a judoca.
Tatiany é faixa marrom na modalidade e este ano conquistou o 3º lugar na seletiva nacional do Gymnasiade, um evento multiesportivo mundial organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar. Praticante do judô desde os sete anos de idade, a atleta cacoalense já conquistou 17 vezes o título de campeã estadual nas categorias em que disputou.
Em Cacoal, os Jogos Escolares serão disputados principalmente nos ginásios poliesportivos Capitão Rui Luiz Teixeira e Senador Ronaldo Aragão. As escolas estaduais Cora Coralina, Clodoaldo Nunes de Almeida e Carlos Gomes também receberão algumas competições de modalidades esportivas como xadrez, judô, taekwondo, karatê, luta olímpica e ginástica rítmica.
“Com a realização dos Jogos Escolares de Rondônia, o Estado também quer incentivar, fomentar e despertar novos talentos esportivos. É uma competição baseada nos princípios do respeito e da compreensão mútua. O Joer tem o objetivo de fomentar a prática do esporte escolar, estimulando escolas públicas e particulares de todo o Estado”, ressalta o coordenador regional de Educação em Cacoal, Severino Bertino Neto.