Domingo, 24 de novembro de 2024, às 16:50:03- Email: [email protected]



Desemprego e desigualdade são desafios a serem vencidos na região norte

A preocupação da população da região Norte com o desemprego é um assunto que deveria estar na pauta de todos que disputam as eleições deste ano. Fora do polo industrial da Zona Franca de Manaus não existe nenhum projeto consistente que posa gerar empregos e dar segurança econômica para quem vive na região. Grande parte da população vive de subemprego ou trabalha sem ter qualquer perspectiva de futuro devido à fragilidade e insegurança das empresas.

É preciso criar um plano de desenvolvimento para o Norte do País que envolva a sustentabilidade dos recursos naturais renováveis e que ao mesmo tempo promova novas perspectivas com base em vocações locais. A industrialização é fundamental para evitar que todas as riquezas saiam em material bruta sem gerar emprego e renda. O que fortalece uma região é a industrialização, setor capaz de gerar estabilidade com o complemento do fluxo da cadeia de valores.

O potencial da região Norte é enorme. É preciso pensar a Amazônia como bioma, mas é necessário pensar também nas pessoas que vivem nesse lugar. Enquanto não surge uma política de desenvolvimento amplo e ordenado, o crime organizado vem expandindo territórios e modalidades. O que antes focava na produção e envio de drogas, agora já apostam em crimes ambientais e exploração ilegal de minérios. O melhor enfrentamento seria a consolidação de politicas públicas, redução das desigualdades e plano de desenvolvimento que integre ao crescimento pleno da economia.

fonte: diário da Amazônia


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼