Terça-feira, 26 de novembro de 2024, às 00:35:34- Email: [email protected]



Volta as aulas se aproxima e prefeito de Cacoal ainda não inaugurou creches

A denúncia foi feita pelo atual presidente da Câmara Municipal de Cacoal, vereador João Paulo Pichek, que iniciou esta semana vistoriando as obras das Creches dos bairros: Alpha Park, São Marcos e Greenville, entregues em fase de conclusão pela gestão anterior, ou seja, ainda em 2020.

Na Creche Mônica Francisca da Cruz, localizada no bairro Alpha Park, o parlamentar se deparou com a Unidade tomada pelo mato, aparentando total estado de abandono. A situação foi mostrada na rede social do vereador. No local, Pichek apontou que para a entrega da obra, faltam apenas a recolocação do piso e correções nas infiltrações que ocorreram possivelmente em razão do tempo de paralisação. Dentro da Creche do Alpha Park, o vereador ainda encontrou grande volume de mobília escolar que foi adquirida para a instituição, também abandonada.

“Uma obra muito bonita, mas infelizmente inutilizada, indo na contramão da necessidade da população que precisa de matricular seus filhos e há anos sonham em ver a Creche em funcionamento. Peço ao secretário de educação e o Executivo que deem atenção devida as famílias, pois faltam 30, 40 dias para a volta das aulas e uma reposta urgente é necessária”, reivindicou Pichek, informando também no post que constantemente recebe solicitações de mães que moram na localidade e bairros próximos para que intervenha na inauguração da Creche.

Assim que o caso foi levado à público na rede social do vereador, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), enviou uma equipe de servidores para roçagem e limpeza da Creche do Alpha Park. A ação foi divulgada na rede social do prefeito do município Adailton Furia sem maiores informações.

Descaso

No mesmo dia, o parlamentar esteve nas Creches dos bairros São Marcos e Greenville que também estão com obras paralisadas em fase de conclusão e reforçou o pedido para que o município agilize a conclusão das obra para que as crianças sejam atendidas com maior conforto, próximo de suas casas, sem precisar se deslocar para bairros distantes, enfrentando riscos e transtornos.

O Portal Transparência do município confirma que os convênios para a construção das três Creches de fato foram viabilizados pela gestão anterior, que entregou todos processos concluídos e com recursos na conta do município. Até porque, se assim não fosse, as obras não poderiam ser licitadas e sequer dadas as suas respectivas Ordens de Serviço, o que conforme mostra o Portal Transparência, ocorreu dentro da normalidade processual. Porém, os demonstrativos revelam que as obras foram retomadas em 2021, mas não tiveram continuidade a partir do segundo semestre de 2022. Até o momento, nem o prefeito Adailton Furia, nem o secretário de educação de Cacoal Gildeon Alves da Cruz esclareceram o porquê as obras ainda não foram concluídas e muito menos qual a previsão para inauguração das Creches, demonstrando total descaso à população que tanto precisa e há anos espera o funcionamento destas Unidades Educacionais.

 


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼