Vereadora numa cidade do Rio de Janeiro, Fernanda Costa (MDB) pode perder o mandato na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias por conta da condenação pela Justiça Federal em Rondônia. Fernanda é filha do traficante Fernandinho Beira-Mar que cumpria prisão na Penitenciária de Segurança Máxima de Porto Velho. Além da condenação da parlamentar, a justiça também deu procedente o processo com cinco irmãos e o próprio Beira-Mar.
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Costa visitava Fernandinho para tratar de assuntos inerentes à prática de crimes. Ela teria um papel fundamental na quadrilha liderada pelo pai e com papel de político e social influente em comunidades lideradas pelo tráfico. Na cadeia, Fernanda mandava recados codificados para o pai durante visitas à cadeia. Ela foi condenada a 4 anos e 10 meses de reclusão em regime semiaberto.
Depois que o processo transitar em julgado, a sentença do juízo federal pede que “se oficie à Justiça Eleitoral para fins do disposto no artigo 15, inciso III, da Constituição Federal, que fala em suspensão dos direitos políticos dos condenados enquanto durarem os efeitos da condenação”.