O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a adotar um novo modelo de análise de benefícios com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos segurados e tornar mais ágil a concessão de pagamentos. A medida foi oficializada por meio de uma medida provisória publicada na última sexta-feira (19) e estabelece a criação de uma fila única nacional para os requerimentos em análise.

De acordo com o INSS, mais de 118 mil processos já foram redistribuídos desde a implantação do novo sistema, demonstrando o potencial da medida para reduzir o estoque de pedidos pendentes. Atualmente, a fila de requerimentos previdenciários e assistenciais é um dos principais desafios enfrentados pelo órgão.
Além da fila única nacional, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à modernização dos serviços previdenciários, que incluem a ampliação do atendimento digital e o uso de ferramentas tecnológicas para otimizar a análise dos processos. A expectativa é que as mudanças contribuam para diminuir o prazo médio de resposta aos segurados e garantir maior eficiência na prestação dos serviços.



