Um grupo de indígenas realiza, na manhã desta quarta-feira (8), uma manifestação com bloqueio da BR-364, na ponte do distrito de Riozinho, em Cacoal (RO). O protesto ocorre para cobrar a exoneração da coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena, identificada pelos manifestantes como Median, além de reivindicar melhorias na assistência à saúde prestada às comunidades indígenas.
Segundo as lideranças indígenas, a principal pauta da mobilização é a substituição da atual coordenadora do DSEI Vilhena. Eles também denunciam problemas considerados graves na prestação dos serviços de saúde nas aldeias.

De acordo com os manifestantes, há falta de medicamentos nas aldeias, veículos utilizados no transporte de pacientes estariam quebrados e haveria deficiência nos atendimentos de urgência e emergência. Ainda segundo eles, o atendimento oferecido às comunidades indígenas não garante sequer os serviços básicos de saúde, comprometendo o acesso da população indígena aos serviços de saúde.
A interdição acontece sobre a ponte localizada no distrito de Riozinho, provocando filas de veículos nos dois sentidos da BR-364. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanham a manifestação para garantir a segurança dos participantes e orientar o tráfego na rodovia.
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena é vinculado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão do Ministério da Saúde responsável pela atenção primária à saúde dos povos indígenas em sua área de abrangência.
Até a publicação desta matéria, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e o Ministério da Saúde não haviam divulgado posicionamento oficial sobre as reivindicações apresentadas pelos manifestantes nem sobre o pedido de exoneração da coordenadora do DSEI Vilhena. O espaço permanece aberto para manifestação dos órgãos competentes, e a reportagem será atualizada assim que houver novas informações oficiais.
Fonte: RO Acontece



