O chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andriy Yermak, disse na sexta-feira que a Polónia vai enviar 60 tanques PT-91 para Kiev, para além dos 14 Leopardos já prometidos por Varsóvia como parte do apoio internacional às autoridades ucranianas face à invasão russa.
“A Polónia enviará 60 tanques Twardy PT-91 para a Ucrânia, para além dos catorze tanques Leopard 2 previamente anunciados. Graças aos nossos aliados. Vamos esmagar o inimigo”, disse Yermak numa mensagem em Telegrama.
O próprio Yermak observou na sua conta do Twitter que “hoje o mundo honra a memória das vítimas do Holocausto”. “A sua tragédia deveria ter servido de aviso para prevenir novos crimes contra a humanidade, mas hoje, no centro da Europa, está a ter lugar um genocídio de ucranianos. Nunca perdoaremos nem esqueceremos nada”, reiterou ele.
O vice-ministro da defesa polaco, Wojciech Skurkiewicz, estimou na quinta-feira que catorze tanques Leopard 2 estariam prontos para entrega “dentro de algumas semanas” depois de a Alemanha ter dado luz verde, pondo fim a semanas de especulação sobre a entrega de tais veículos blindados cobiçados pela Ucrânia.
Fonte: (EUROPA PRESS)