Terça-feira, 17 de maio de 2022, às 22:25:07- Email: [email protected]



ABPA vê preocupação com exportações de carnes suína e de frango para a Rússia

Com a elevação dos preços do milho, aumenta a preocupação do setor de proteína animal que depende dessa commodity para a produção de ração. Além disso, a guerra vai prejudicar as exportações para a Rússia.

No ano passado, o Brasil exportou pouco mais de 9 mil toneladas de carne suína para os russos, com receita de quase US$ 24 milhões. Esse volume respondeu por cerca de 0,8% dos embarques da proteína em 2021.

- Advertisement -

Já os embarques de carne de frango para a Rússia responderam por 2,8% do total exportado pelo Brasil no ano passado, com quase 106 mil toneladas e receita de US$ 167 milhões.

Para o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, os conflitos vão impactar as exportações de carne de frango do Brasil para a Rússia, no entanto, o impacto será limitado e não vai ‘sobrar’ produto no mundo. A grande questão está no aumento dos preços, que será inevitável.

“O grande efeito está no preço dos insumos. Já tivemos alta no milho, no farelo de soja e no trigo. E subindo o custo da ração, o valor do frango, do suíno e do ovo sobe no supermercado e na mesa dos brasileiros”, pontua Santin.

O dirigente da ABPA também acredita que o fluxo dos embarques para a Rússia será afetado, devido à escalada no conflito. Mas os produtos brasileiros devem chegar ao seu destino.

“Os produtos que estão a caminho da Rússia vão chegar ao seu destino. A grande dificuldade está em encontrar novos navios e continuar o fluxo de comércio, já que há uma desconfiança de armadores para viajar em uma zona de guerra. Estamos atuando junto às empresas no estudo de rotas alternativas, que estão longe da área do conflito”, diz.

Fonte: AviSite

Compartilhar notícia:






Veja mais notícias

Thiago Varejo faz palestra em Cacoal dia 31 de maio

O palestrante e empresário do Estado de Minas Gerais,...

Centro esportivo Golden Boys vence Copa Santa Luzia, em Sapezal

O Centro Esportivo Golden Boys participou da Copa Santa...

Cacoal intensifica campanha de combate às queimadas urbanas

A prefeitura de Cacoal, por meio de suas secretarias...

Em votação nominal unânime Câmara rejeita veto do executivo no PL 40

por Claudinei Sorce O poder legislativo municipal rejeitou o veto...