Um total de onze cafeicultores da “região das matas de Rondônia” disputam o Coffee of the Year 2021, na Semana Internacional do Café-SIC, que começou na quarta-feira, 10 e vai até o dia 12 de novembro. Em 2020, a cafeicultora Ediana Capich, do município de Novo Horizonte, foi a grande vencedora desse evento, que seleciona os melhores cafés do Brasil. Em 2017, dois cafeicultores cacoalenses conquistaram o 2º e 3º lugar na competição.
O deputado Cirone Deiró, que tem trabalhado fortemente para apoiar e incentivar as diversas cadeias produtivas do estado, especialmente os cafeicultores, afirnou que está confiante de que representes de nossa região sejam premiados.
A Associação dos Produtores Rurais Povo Unido-APRUPU, localizada na linha 144, município de Novo Horizonte do Oeste, que tem na presidência o cafeicultor Ronieli Hel, campeão da 6ª edição do Concafé, marcou presença ao evento.
Cirone Deiró represento a Assembleia Legislativa na Semana Internacional do Café e disse que está bastante otimista com a troca de experiências com outros estados em relação aos avanços na qualidade do café.
O prefeito Adailton Fúria também veio conhecer os últimos lançamentos do setor, como forma de ampliar a cafeicultura em Cacoal. Os cafeicultores de Rondônia estão concorrendo em duas categorias:
✅ Categoria canéforas naturais
Dione Mendes Bento – Cacoal
Deigson Mendes Bento – Cacoal
Lucilene de Jesus Maia Santos – Cacoal
Rozeli Joventina da Silva – São Miguel do Guaporé
✅ Categoria fermentação induzida canéfora
Poliana Perrut de Lima – Novo Horizonte D’Oeste
Alessandra Inácio Lopez Frez – Novo Horizonte D’Oeste
Geanderson Gambarte Vieira – Novo Horizonte D’Oeste
Licleison Sebastião da Silva – Novo Horizonte D’Oeste
Ediana Capich – Novo Horizonte D’Oeste
Vanessa Carla Frez – Novo Horizonte D’Oeste
Edio Felberg – Alta Floresta D’Oeste
fonte: Jornal liberal