O filho perdido (pródigo) A ovelha perdida E a Dracma perdida
No evangelho Lucas 15 temos um conjunto de parábolas que nos mostra a Restauração do que se havia perdido.
O filho perdido (pródigo)
A ovelha perdida
E a Dracma perdida
O filho que se perde indo para longe da casa do Pai. E o faz por deliberação própria.
A ovelha que se perde por ser atraída por outros “pastos”. O faz por encantamento ou distração.
E a dracma que se perde em casa. Um “valor” perdido por descuido
Se olharmos bem esses ensinamentos às vezes os filhos devem cair em si e voltar para o Pai, às vezes é o Pai que vai atrás do filho/ovelha perdida, e às vezes precisamos ser diligencia em procurar nós mesmo os valores que deixamos se perder por descuido.
Focando um pouco mais da Dracma perdida.
A mulher da parábola não cruza os braços por ver que das 10 dracmas, faltava 01, as dracmas eram moedas de prata que correspondiam os ganhos pelo trabalho, perder 01 moeda representava perder 10% dos seus ganhos.
A mulher então vai a sua procura, vai para ação.
Precisamos tomar esse exemplo, não cruzar os braços, ir para ação, coisas simples como arrumar uma casa, orar um pouco mais, ler a Bíblia um pouco mais, viver na vida comunitária da igreja um pouco mais, sermos municiados para encontrar os valores perdidos.
Iluminar a casa sobre a ótica de Cristo, ascender um candeeiro, ou seja para encontra algo perdido precisamos enxergar melhor. Varrer a casa, levantar a poeira tirando os entulhos que não servem para nada.
Valores como respeito, perdão, cumplicidade, carinho, cooperação, harmonia, amor, ou um simples “Bênção pai e Bênção mãe” podem aparecer, dando a casa alegria que será percebida por todos ao redor.
Não desistem de procurar os valores perdidos. Quem vai ganhar é sua família.
Pr Alex Hossen.
Pastor da Igreja Batista Nacional – Vista Alegre
FONTE: 1.noticias190.com