Domingo, 19 de maio de 2024, às 02:59:42- Email: [email protected]


CONSELHO NACIONAL DA JUVENTUDE, ATLAS DAS JUVENTUDES, EM MOVIMENTO E IYD BRASIL LANÇAM A CAMPANHA #AGOSTOJOVEM

O Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), Atlas das Juventudes, Em Movimento e International Youth Day Brasil (IYD) se uniram para criar a campanha #AgostoJovem. Com o objetivo de fortalecer a agenda das juventudes brasileiras, juntamente com a agenda internacional das juventudes proposta pela ONU, o #AgostoJovem propõe a disseminação de informações sobre as juventudes brasileiras, com base em dados e evidências, para o fortalecimento da agenda das juventudes. O mês de agosto foi escolhido por conta das diversas datas comemorativas importantes para a pauta das juventudes como potências, o aniversário do Estatuto da Juventude, o Dia do Estudante e o Dia Internacional da Juventude. Busca-se estabelecer agosto como o mês das Juventudes, um mês de conscientização e de ações com, sobre e para as juventudes brasileiras.

No dia 5 de agosto, o Estatuto da Juventude completa oito anos. Trata-se de uma lei, aprovada em 2013, que determina quais são os direitos dos jovens que devem ser garantidos e promovidos pelo Estado brasileiro. O Estatuto da Juventude tem como princípio a promoção da autonomia, emancipação dos jovens, valorização da participação social, promoção da criatividade e participação para o desenvolvimento, ou seja, reconhecimento dos jovens como sujeitos de direitos, promoção de bem-estar, entre outras.

No dia 11 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827, quando foram instituídos no Brasil os dois primeiros cursos de ensino superior do país nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais.

Já no dia 12 de agosto é o Dia Internacional das Juventudes. A data tem como objetivo conscientizar a população mundial acerca da educação e do papel dos jovens enquanto futuros representantes do planeta, responsáveis pelo desenvolvimento das nações.

“Depois de lançarmos o Atlas das Juventudes e chamar a atenção para as evidências que formulamos sobre a importância de se olhar para as juventudes, nos juntamos à articulação da campanha #AgostoJovem para mostrar as potências das juventudes brasileiras para ainda mais pessoas. Precisamos garantir que toda a sociedade saiba que quando investimos em juventudes estamos investindo em um presente mais inclusivo, desenvolvido e sustentável para todos. E o investimento precisa começar agora”, afirma Mariana Resegue, secretária executiva do Em Movimento e coordenadora do Atlas das Juventudes.

Dos dias 2 a 6 de agosto, serão comemorados os oito anos do Estatuto da Juventude com um conteúdo especial, incluindo sua história, os direitos assegurados e conscientização da população sobre a idade da juventude assegurada pelo estatuto. E entre os dias 9 e 13 de agosto, será comemorado o Dia Internacional das Juventudes, com um conteúdo especial, incluindo sua história, ações e um evento do International Youth Day Brasil (IYD).

“O Brasil tem hoje o maior movimento do mundo pelo Dia Internacional da Juventude, mas ainda precisamos de mais visibilidade e reconhecimento ao protagonismo jovem no nosso país. A nossa parceria na campanha #AgostoJovem é uma oportunidade de fazer um grande chamado para engajar organizações, empresas e toda a sociedade para atuarem no apoio às Juventudes brasileiras”, diz Mariana Valle, co-fundadora do IYD Brasil

Entre os dias 20 e 27 de agosto serão lançadas duas importantes medidas para o campo: o Mapeamento das Políticas de Juventude no Brasil e o Lançamento do Pacote de Medidas para Inclusão Produtiva de Jovens no Brasil.

“A campanha #AGOSTOJOVEM é um movimento coletivo, muito maior do que nossas ações individuais, e que mais uma vez reforça o papel de protagonista das juventudes brasileiras. É um marco para celebração, mas principalmente de visibilidade para as lutas cotidianas enfrentadas pelas juventudes em todo o país.” diz Marcus Barão, presidente do Conjuve e coordenador do Atlas das Juventudes

Além destas, serão realizadas muitas outras ações promovidas e lideradas por jovens ou por organizações que apoiam jovens, ao longo de todo o mês de agosto. Em 2020, no mesmo período, foram registradas 1.122 atividades em todo o Brasil, mobilizando mais de 100.000 jovens. Com a nova campanha, o mês de agosto agora passa a ser “Agosto Jovem”, e tem a meta de mobilizar mais de 120.000 jovens em todo o Brasil em 2021.

A campanha incentiva jovens, redes e organizações públicas e privadas a realizarem ações e eventos ao longo de todo mês de agosto. As atividades podem ser cadastradas no “Mapa de Ações e Eventos” disponível no site da campanha, assim como os materiais de conteúdo especial e  o Selo Oficial da Campanha #AGOSTOJOVEM.

Para quem quiser incluir as suas ações no mapa do #AgostoJovem, as inscrições já estão abertas: http://www.agostojovem.com.br/

 

SOBRE CONJUVE

O Conselho Nacional da Juventude é a plataforma oficial de representação e participação social juvenil do Brasil. O CONJUVE, criado em 2005 pela Lei 11.129 e regulamentado pelo Decreto 10.069 de 2019, reúne algumas das principais lideranças e organizações juvenis do país, além de representantes do Poder Público. Entre as suas atribuições, está a de formular e propor diretrizes da ação governamental voltadas à promoção de políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens, articular, engajar e mobilizar redes e organizações juvenis e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais. O CONJUVE ainda cumpre o importante papel de coordenar a Conferência Nacional de Juventude, que em sua última edição mobilizou 600.000 jovens de todo o Brasil, e a sua atuação foi determinante para a concretização de marcos históricos como a Emenda Constitucional 65 que inclui jovens na Constituição Federal, o Sistema Nacional da Juventude e a aprovação do Estatuto da Juventude no Brasil.

https://www.instagram.com/conjuvebr/

SOBRE ATLAS DAS JUVENTUDES

O Atlas das Juventudes é uma plataforma com o conteúdo mais completo e diverso sobre a situação dos brasileiros de 15 a 29 anos. Resultado de uma extensa pesquisa nacional, coordenada pelas redes de organizações Em Movimento e Pacto das Juventudes pelo ODS, que mapeou e descobriu quem são as juventudes brasileiras atuais. O Atlas das Juventudes tem a missão de produzir, sistematizar e disseminar dados sobre as diversidades das juventudes, para que sejam feitos os investimentos adequados para ativar o potencial desta geração e das futuras e, consequentemente, permitir o seu pleno desenvolvimento, construindo caminhos para um futuro mais inclusivo e mais próspero. A proposta é que ele seja uma plataforma de trabalho para as pessoas e organizações que atuam na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, estratégias, programas, projetos e iniciativas para os jovens no Brasil. É fundamental estimular o protagonismo dessas juventudes.

https://atlasdasjuventudes.com.br/

SOBRE EM MOVIMENTO

O Em Movimento é uma aliança de organizações que atuam dando suporte às juventudes para que possam mudar o mundo e fazer com que cada vez mais jovens se engajem, se desenvolvam e tenham acesso às oportunidades oferecidas pelo campo social.

Com quase oito anos de história, o Em Movimento pauta o lugar de fala das juventudes, a diversidade e a inclusão a partir de uma atuação baseada em Inteligência Coletiva; Mobilização de jovens e Ampliação do Radar das Organizações; e Articulação das juventudes e dos atores que trabalham apoiando o desenvolvimento das juventudes. Por acreditarmos nas potencialidades das juventudes, nosso objetivo é comunicar, pesquisar, ampliar e articular oportunidades com e para as diferentes juventudes brasileiras.

Nossa aliança é composta por seis organizações – Instituto Arapyaú, Ashoka, Impact Hub São Paulo, Itaú Educação e Trabalho, Instituto Elos e Grupo +Unidos.

https://www.emmovimento.org.br/

SOBRE IYD BRASIL

Um movimento organizado por jovens para inspirar, engajar e apoiar jovens na realização de atividades de impacto no dia 12 de Agosto, o Dia Internacional da Juventude criado pela ONU. No seu primeiro ano, em 2019, apoiou a realização de 152 eventos no Brasil, 50 vezes mais que o ano anterior e o maior número de eventos já realizados em um país em toda a história do Dia Internacional da Juventude. Em 2020, foram 1122 eventos apoiados e mais de 100 mil jovens impactados. Com 3 vezes mais eventos que o mundo inteiro somado, se tornou o maior movimento pelo Dia da Juventude no mundo, com reconhecimento da ONU e da Unesco.

https://www.diadajuventude.com.br/


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Veja outras notícias aqui ▼