A menos de seis meses da abertura da Copa do Mundo, a seleção brasileira ainda busca o melhor o entrosamento. Pela primeira vez com o quarteto Lucas Paquetá, Raphinha, Neymar e Vini Jr. entre os titulares, a equipe venceu a seleção japonesa nesta segunda-feira (6), por 1 a 0, no Estádio Nacional de Tóquio.
Neymar, de pênalti, marcou o seu 74º gol pela seleção brasileira, três a menos que Pelé contra seleções. O Rei do Futebol marcou ao todo, contra seleções, clubes e também combinados, 95 gols com a camisa verde-amarela.
m termos de resultado, o placar pode até ser comemorado pela comissão técnica comandada por Tite. O futebol apresentado, no entanto, deixou a desejar. A goleada contra a fraca Coreia do Sul, na última quinta, deixou uma falsa impressão de enorme superioridade.
O esperado time mais leve, mais ofensivo, menos preso à marcação, articulou boas jogadas, mas pouco chutou em gol na primeira etapa. Dribladores natos, Neymar, mais centralizado, e Vini Jr., pela ponta-esquerda, sofreram com as duras faltas do disciplinado time japonês. O goleiro Alisson pouco trabalhou no primeiro tempo.
Na volta do intervalo, o futebol seguiu sonolento para o fuso-horário brasileiro. Aos 17 minutos, Tite então desfez o quarteto de ataque e colocou Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus nos lugares de Vini Jr. e Raphinha. Pouco tempo depois, Richarlison ganhou a vaga de Fred no meio-campo.
Mas o gol saiu mesmo de pênalti. Endo derrubou Richarlison na grande área e, depois de alguma hesitação, o árbitro apitou. Na cobrança, aos 31 minutos, Neymar cobrou com a naturalidade de sempre e abriu o placar, comemorado também por muitos torcedores japoneses — 63 mil pessoas estavam nas arquibancadas.
A equipe pentacampeã ainda terá dois amistosos pela frente, em setembro, contra adversários ainda não definidos, antes da estreia na Copa. O Brasil está no Grupo G, ao lado de Sérvia (adversário em 24/11), Suíça (28/11) e Camarões (2/12).
Japão 0 x 1 Brasil
Data e hora: 6/6/2022, às 7h20 (de Brasília; 19h20 no horário local)
Local: Estádio Nacional, em Tóquio (JAP)
Árbitro: Alireza Faghani (IRA)
Assistentes: Ashley Beechan (IRA) e Anton Shchetinin (IRA)
VAR: Kurt Ams (IRA)
Cartões Amarelos: Endo e Kamada (JAP); Raphinha e Neymar (BRA)
Gols: Neymar (31’/2ºT, 0-1)
Japão (Técnico: Hajime Moriyasu): Gonda; Nagatomo (Yamane, 35’/2ºT), Yoshida, Itakura e Nakayama; Tanaka (Shibasaki, 36’/2ºT), Endo e Haraguchi (Kamada, intervalo); Ito (Doan, 27’/2ºT), Furuhashi (Maeda, 21’/2ºT) e Minamino (Mitoma, 27’/2ºT).
Brasil (Técnico: Tite): Alisson; Daniel Alves (Thiago Silva, 25’/2ºT), Marquinhos, Éder Militão e Guilherme Arana; Casemiro (Fabinho, 39’/2ºT), Fred (Richarlison, 25’/2ºT) e Lucas Paquetá (Bruno Guimarães, 39’/2ºT); Raphinha (Gabriel Jesus, 17’/2ºT), Neymar e Vini Jr (Gabriel Martinelli, 17’/2ºT).
r7