Sexta-feira, 26 de abril de 2024, às 05:08:59- Email: [email protected]


Doação de órgãos de pacientes rondonienses ajudarão a salvar vidas

A solidariedade de familiares de duas pacientes rondonienses, ajudará a salvar vidas, por meio de transplantes de órgãos.

Através da doação, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou a captação de quatro córneas, dois fígados e quatro rins no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, no dia 29 de abril.

Com a realização da captação, foi possível direcionar os órgãos para quatro Estados, incluindo Rondônia, já que as quatro córneas ficaram no Banco de Olhos de Rondônia, um fígado foi para o Acre, outro para o Distrito Federal e os quatro rins, para Pernambuco.

Os órgãos foram captados de duas pacientes, que vieram a óbito por morte encefálica, uma de 54 e outra de 44 anos. Com a autorização da família, a doação possibilitará o transplante e salvar a vida de até 10 pessoas. As doadoras eram naturais do estado de Rondônia, dos municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim.

Mesmo no período da pandemia, esta ação não parou e no ano passado foram realizados 40 transplantes de córneas no Estado de Rondônia, por meio da ação voluntária que alcançou e beneficiou centenas de pacientes.

Como ser doador?

Para ser doador no Brasil, a pessoa não precisa deixar nada escrito, em nenhum documento, basta informar à família sobre o desejo. O procedimento só ocorre depois da autorização da família. Nesse caso, os órgãos que podem ser doados são, fígado, rins, córneas, pâncreas, intestino, ossos, pele, coração, pulmão.

O doador voluntário pode doar um dos rins, parte do fígado, medula óssea ou parte do pulmão, para pessoas de até quarto grau de parentesco e cônjuges.

 

Com informações da SECOM


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼