Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Editores de livros sugerem propostas para retomar aumento de leitores

ElasticComputeFarm/Pixabay

Com a assinatura do decreto que regulamenta a Política Nacional de Leitura e Escrita na quinta-feira (5) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a discussão em torno de propostas é retomada no setor. O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Dante Cid, defende que se combine a distribuição de livros em formato digital e impressos para aumentar o número de leitores espontâneos no país.

A regulamentação possibilitará ao governo federal criar um novo Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), buscando reverter a queda de leitores dos últimos anos. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020, aponta uma perda de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. O levantamento foi elaborado pelo Instituto Pró Livro e o Itaú Cultural.

Para motivar a retomada do interesse pelos livros, o representante da Snel enfatiza que experiências feitas em escolas no exterior, em países como a Suécia, podem orientar o Brasil em relação a essa questão. Ele comenta que instituições que adotaram apenas o modelo digital obtiveram resultado pior na assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.

Apesar dessa constatação, Cid considera que a versão eletrônica pode ser uma solução para locais em que o transporte de volumes é complicado e para ampliar o acesso a livros especializados. Como exemplo, cita a categoria dos livros técnico-científicos que compuseram bibliotecas digitais e puderam, assim, serem lidos, como observou em sua própria vivência com uma editora. Isso poderia ser complementado pela biblioteca física.

“Grande parte das classes socialmente desfavorecidas está em municípios de grande acesso. A gente sabe da dificuldade dos jovens para chegar à escola e ao trabalho, de transporte. Para o livro chegar a eles, é igualmente difícil. A gente sabe que o Ministério da Educação sempre trabalha com a disponibilização do livro digital”, lembra, sugerindo que a pasta trabalhe em conjunto com os Ministérios das Cidades e da Cultura.

“A gente pode ter um mix de soluções: bibliotecas físicas em municípios tradicionais e, em municípios com acesso mais complicado, ter um conjunto de produtos impressos que chegam paulatinamente, junto com livros digitais de disponibilidade imediata”, adiciona.

Para o diretor executivo da biblioteca digital gratuita de São Paulo SP Leituras, Pierre André Ruprecht, o decreto é fundamental para encaminhar medidas que sejam colocadas em prática. “É mais do que uma afirmação de interesse ou de intenção. É um compromisso de execução de ações concretas e importantes para caminharmos juntos nesse objetivo, de termos, de fato, um país leitor, com acesso a conhecimento e à literatura”, afirmou.


Destaques desta semana

Homem é detido após furtar peça de picanha avaliada em mais de R$ 150 em supermercado de Cacoal, RO

Um homem foi detido na tarde deste domingo, 26...

Ex-juiz é denunciado em Rondônia por supostas irregularidades envolvendo presos

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) denunciou um ex-juiz...

Portovelhense perde cerca de R$ 45 mil após relacionamento virtual com criminoso do ES

Um homem morador do Espírito Santo foi preso após...

Igreja Matriz Sagrada Família celebra neste sábado o 41º Aniversário do Martírio

A Paróquia Sagrada Família convida toda a comunidade para...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Outros tópicos

Noeli Deiró quer ampliar projeto da Polícia Militar Mirim

A pré-candidata a deputada estadual Noeli Deiró reafirmou a...

Mais de 600 professores participam da abertura do segundo semestre letivo em Cacoal

A manhã desta segunda-feira foi marcada pelo reencontro de...

Colisão entre Jeep e caminhonete do DER deixa dois feridos em Cacoal, RO

Acidente aconteceu no cruzamento das ruas Almirante Barroso e...

PRF celebra 98 anos com ações em todo o país

Comemorações iniciaram nesta quinta (23), dia do Policial Rodoviário...

Ex-juiz é denunciado em Rondônia por supostas irregularidades envolvendo presos

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) denunciou um ex-juiz...

Notícias relacionadas