Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Eleição na Venezuela: Chavismo e oposição indicam vitória antes dos resultados oficiais

Menos de duas horas após o encerramento da votação, representantes da oposição e do governo venezuelano indicaram publicamente uma vitória do seu campo político. Nesta eleição histórica, que pode pôr fim a 25 anos de chavismo, o presidente Nicolás Maduro busca de um terceiro mandato contra o diplomata Edmundo González, principal nome da oposição que substituiu a líder María Corina Machado, impedida de concorrer pela Justiça, na coalizão Plataforma Unitária.

Em uma coletiva de imprensa, a oposição manifestou otimismo quanto a uma possível vitória. Segundo María Corina, a oposição já está recebendo boletins de votos de algumas seções eleitorais e houve um recorde de comparecimento em todos os estados, sem apresentar provas disso. Ao seu lado, González expressou satisfação com as projeções.

— Estamos mais do que satisfeitos com as expectativas que temos em relação aos resultados — disse o presidenciável. — Tivemos uma jornada de participação em massa, jamais vista nos últimos anos.

Por outro lado, o chefe da campanha chavista, Jorge Rodríguez, deixou claro o clima de vitória nas fileiras do governo.

— Não podemos anunciar os resultados, mas podemos mostrar nossa cara — disse, com um largo sorriso. — Pacientemente esperaremos o boletim do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), mas imediatamente após ser emitido o boletim, nós os esperaremos onde vocês sabem para encontrar quem vocês conhecem (apontou para o boné com o símbolo de “Gallo Pinto”, usado pela campanha de Maduro).

Segundo a campanha opositora, mais de 11 milhões dos 21 milhões eleitores convocados haviam votado até as 16h do horário local, cerca de 54% do eleitorado. Tanto González quanto Maduro convocaram eleitores para votar por meio das redes sociais faltando uma hora para o fim da votação. Um comparecimento abaixo dos 60% era visto como preocupante para os candidatos, sobretudo para a oposição. Em 2013, cerca de 80% do eleitorado foi às urnas.

Apesar das declarações, ainda paira a incerteza em relação ao resultado, com pesquisas de boca de urna — que são proibidas no país — apontando diferentes vencedores. Nas últimas horas, partidários da oposição e do governo divulgaram nas redes sociais levantamentos cujas porcentagens variam de acordo com o grau de sintonia dos institutos com determinada sigla.


Destaques desta semana

Polícia Civil divulga foto de suspeito de homicídio e intensifica buscas em Cacoal

A Polícia Civil de Rondônia divulgou a fotografia de...

Ex-dono de restaurante em Rondônia abandona tudo para lutar na guerra da Ucrânia

Durante seis anos, o rondoniense Antônio Piancó comandou um...

Apresentadores de rádio e TV devem deixar programas para cumprir regra eleitoral

Medida prevista na legislação eleitoral busca garantir igualdade entre...

Pesquisa aponta Marcos Rogério na liderança da disputa pelo Governo de Rondônia

Levantamento do Real Time Big Data mostra senador à...

Machadinho do Oeste: Polícia Civil apreende munições e prende suspeito em flagrante durante operação

Ação cumpriu mandados de busca e apreensão ligados a...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Outros tópicos

Polícia Civil divulga foto de suspeito de homicídio e intensifica buscas em Cacoal

A Polícia Civil de Rondônia divulgou a fotografia de...

Ex-dono de restaurante em Rondônia abandona tudo para lutar na guerra da Ucrânia

Durante seis anos, o rondoniense Antônio Piancó comandou um...

Duas pessoas ficam feridas após colisão entre moto e Montana, em Cacoal, RO

Um motociclista e uma passageira ficaram feridos após uma...

Polícia identifica suspeito de matar Francismar Gomes, em Cacoal, RO

Crime ocorreu na manhã deste sábado, 18 de julho....

PRF apreende ouro avaliado em R$ 2,3 milhões escondido em sapatos e tornozelos de passageiro na BR-364

Homem foi preso em flagrante durante fiscalização em Rondonópolis...

Apresentadores de rádio e TV devem deixar programas para cumprir regra eleitoral

Medida prevista na legislação eleitoral busca garantir igualdade entre...

Eleições 2026: Polícia Federal inicia esquema especial de segurança para candidatos à Presidência

Proteção começa nesta segunda-feira (20) e poderá mobilizar até...

Notícias relacionadas