Sexta-feira, 26 de abril de 2024, às 04:18:20- Email: [email protected]


Em Cacoal, Dia Mundial da Conscientização do Autismo será celebrado com caminhada e outras ações

Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de abril,  diversas ações serão promovidas durante a semana em várias partes do planeta. Em Cacoal, a programação envolverá roda de conversas com mães e pais de autistas, caminhada, panfletagem, dentre outras atividades.
Conforme os organizadores do movimento no município, as atividades devem começar na quinta-feira (31), com visitação live às 19 horas, com o tema ‘Percepções sobre o autismo na vida adulta’.  Na sexta-feira (1), será um  realizado às 16 horas, pitstop com panfletagem sobre o tema. Às 19 horas está programada uma roda de conversa com mães e pais de autistas.
No sábado (2), está programada uma caminhada, às 17 horas, na Praça Municipal em frente à Prefeitura, com a participação de pais, convidados, além de crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Além dessas, de acordo com os organizadores, outras atividades estão sendo planejadas para serem executadas durante a semana.
 
2 de abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo
O tema da campanha nacional deste ano (2022) para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo — que acontece todo 2 de abril — é “Lugar de autista é em todo lugar“, com a hashtag #AutistaEmTodoLugar, para promover uma mensagem inclusiva à sociedade em relação às pessoas autistas. O tema, escolhido em votação popular, com 51,6% dos votos, entre três opções de mensagens, é uma frase de Fátima de Kwant, que está em destaque no cartaz oficial, estrelado pelo André, o personagem autista da Turma da Mônica.
O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas a respeito do autismo. É uma mensagem da comunidade ligada ao autismo para toda a sociedade (de dentro para fora).
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
Pessoas com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, alguns tornam-se pianistas ou cantores incríveis.
Fonte: Segundo News, com informações do Canal Autismo
Foto: Divulgação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼