Sexta-feira, 26 de abril de 2024, às 21:11:30- Email: [email protected]


ENCONTRO: Inovação terá espaço de destaque no Congresso Brasileiro de Soja

Inovação aberta no CBSoja e Mercosoja 2022     A startup SensaIotech, em parceria com a Embrapa Soja, está desenvolvendo métodos de detecção de pragas da soja por meio de dispositivos fixos (armadilhas) com inteligência artificial embarcada.

A partir de sensores, que coletam imagens em tempo real do campo, será possível gerar mapas que incrementam a identificação das pragas, trazendo maior precisão ao processo e colaborando com o manejo mais ágil e eficiente.

O objetivo é maximizar as ações de manejo, racionalizando a aplicação de inseticidas no controle de pragas, promovendo assim economia de recursos e maior sustentabilidade ao ambiente.

A startup Agro M2 está desenvolvendo uma solução para incrementar o uso responsivo e pontual de agrotóxicos no manejo de doenças da soja. A partir da criação de algoritmos treinados em inteligência artificial, está buscando criar uma base de dados com imagens de sintomas de doenças na cultura da soja.     Também serão geradas redes neurais, a partir das imagens dos sintomas, simulando situações de campo para dar mais acurácia ao controle das doenças.

A startup Ensoag, em parceria com a Embrapa Soja, está desenvolvendo uma proposta de seguro agrícola parametrizado para tornar mais acessíveis, ágeis e transparentes o gerenciamento do risco climático.

O seguro paramétrico traz uma alternativa interessante para o seguro tradicional, possibilitando a indenização com base em um índice (parâmetro) que por sua vez está relacionado com a perda de rendimento na lavoura.

Em um primeiro momento, o seguro paramétrico digital pretende cobrir perdas de rendimento da soja devido à ocorrência de déficit hídrico. Plataformas digitais serão implementadas para o gerenciamento e monitoramento do seguro paramétrico a nível regional, a nível do produtor e de lavouras seguradas.


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼