Sexta-feira, 26 de abril de 2024, às 21:04:27- Email: [email protected]


Enfermeira do UNIFACIMED orienta sobre cuidados básicos para prevenir a gripe comum

A docente explica que as medidas de prevenção contra a gripe são as mesmas utilizadas para evitar o contágio pela Covid-19


O Governo de Rondônia afirmou que o estado passa por um surto de gripe. Somente em dezembro, a Secretaria de Saúde (Sesau), registrou 485 casos de Influenza no estado. O surto da síndrome gripal atinge tanto crianças quanto a população adulta em Rondônia.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o aumento no número de casos de gripe se deve principalmente pelo relaxamento das pessoas quanto ao uso de máscaras e pelo fato de muitas ainda não terem se vacinado contra a gripe.

Teresinha Teodora Cicera, professora e coordenadora do curso de Enfermagem do UNIFACIMED, explica que as medidas de prevenção contra a gripe são as mesmas utilizadas para evitar o contágio pela Covid-19. A gripe, como é chamada a infecção pelo vírus Influenza, apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias da doença. “Todos os tipos de vírus influenza podem provocar os mesmos sintomas, como febre alta, calafrios, dores musculares, tosse, dor de garganta, intenso mal-estar, perda de apetite, coriza, congestão nasal (nariz entupido) e irritação nos olhos”, explicou a enfermeira.

Segundo Teresinha, a população pode seguir cuidados básicos para evitar a gripe, como por exemplo, a utilização de máscaras, higienização das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, manter os ambientes ventilados, não tocar os olhos e a boca constantemente, evitar aglomeração e locais fechados e o principal, aderir à vacinação contra a gripe.

Cacoal tem realizado mutirões de vacinação contra a gripe para imunizar a população. A Secretaria de Saúde do município, conta sempre com a parceria do UNIFACIMED. Durante todo o ano, acadêmicos dos cursos de saúde da instituição estão presentes nas campanhas. “Nós do UNIFACIMED temos esse compromisso. Durante todo ano nossos acadêmicos estão inseridos junto com a Secretaria de Saúde, no trabalho de proporcionar uma melhor qualidade de vida à nossa população”, afirmou Janice Santana, diretora do UNIFACIMED.

É importante destacar ainda, que o Ministério da Saúde informou por meio de nota técnica Nº 1203/2021, que não há mais a necessidade de intervalo entre a aplicação das vacinas contra a gripe e contra a Covid-19.

Fonte: Aline Boone-Assessoria de Imprensa/UNIFACIMED


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼