De acordo com os alunos construção do restaurante começou, mas foi parando ao longo do tempo ou acabou sendo utilizada para outros fins. É o caso do espaço do restaurante de Cacoal onde está sendo projetado uma nova biblioteca.
Até o momento a única obra concluída foi a da Capital e segundo a reitoria da Universidade o local ainda precisa cumprir processos, como licitações para compra de equipamentos e contratação da empresa responsável pela alimentação. A reitoria informou aos alunos que a previsão para abertura do restaurante é em meados de 2023.
A Unir afirma que a obra do prédio do restaurante universitário da Capital foi iniciada há uma década, mas durante esse período houveram desistências de empresas vencedoras de licitações, falência e, mais recentemente, a paralisação dos trabalhos em função da pandemia de Covid-19.
Por meio de nota a universidade informou que em todos os casos as empresas estão sendo formalmente responsabilizadas por quebra de contrato.
Nota da Universidade
“Ao longo deste período houve ainda contingenciamentos do orçamento da Universidade, o que impactou a execução da obra do RU e de outras então em andamento. Diante deste quadro, a etapa final da obra aconteceu ao longo de 2021, e sua conclusão e entrega ocorreram na última semana do mês de abril de 2022. Na mesma situação se encontram obras nos campi de Cacoal, Rolim de Moura e Ji-Paraná, todas com previsão de entrega nos próximos meses de 2022”, consta na nota.
Como os estudantes se alimentam?
Sem restaurante universitário os acadêmicos da Unir levam marmita pra aula, compram alimentos vendidos nas cantinas ou de outros estudantes. Atualmente existem dois refeitórios no local, porém apenas um está funcionando para uso de todos os estudantes do campus.
G1