Sexta-feira, 26 de abril de 2024, às 06:07:34- Email: [email protected]


Em semana que ganhará status de Secretaria, FUNCCAL celebra Termo de Cooperação com SEJUCEL

A Fundação Cultural de Cacoal (FUNCCAL), que ganha status de Secretaria Municipal de Cultura de Cacoal (SEMC) esta semana para poder dar um suporte ainda maior à cultura e ao artesanato do município, assinou um importante Termo de Cooperação com a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), órgão do Governo do Estado na manhã desta terça-feira, na sede da Fundação.

De acordo com o hoje presidente da FUNCCAL, ex-vereador Pedro Rabelo, o Termo de Cooperação é assinado com a Coordenadoria de Artesanato da SEJUCEL e tem como objetivo permitir a regularização dos artesãos do município, que receberão sua carteira e estarão habilitados a produzir e comercializar suas peças artesanais em todo o Estado devidamente qualificados e certificados.

O superintendente da SEJUCEL, Jobson Bandeira dos Santos, presente ao evento com uma equipe que o acompanhava desde Porto Velho, falou da importância da assinatura desse Termo, que vai permitir um contato maior com os artesãos do município. “A Parceria com os municípios aproxima da SEJUCEL de nossos artesãos e nos permitirá atendê-los de uma maneira mais eficiente. Antes, algumas carteiras chegavam a vencer por não conseguirmos encontrar o artesão cadastrado”, afirmou.

Pedro Rabelo, falando pela FUNCCAL, ressaltou a importância dessa parceria, agradeceu ao superintendente Jobson e à sua equipe e explicou que o município enviará a servidora Rosimeire Lobato Mischiatti a Porto Velho para que ela receba treinamento adequado para que os artesãos do município sejam bem atendidos.

“O Município terá um ponto de apoio aos artesãos, através do qual daremos suporte a eles no cadastramento junto à SEJUCEL. É importante esclarecer que uma curadoria irá avaliar cada pessoa cadastrada e definir se ela preenche todos os requisitos que a qualifique como artesão ou artesã”, afirmou Pedro Rabelo.

Por fim, o presidente da FUNCCAL agradeceu a presença de todos os artesãos e artesãs presentes e também as representantes do Conselho de Cultura do Município, Cleide Caetano e Maria do Socorro. A solenidade foi encerrada com a entrega simbólica de várias carteiras aos artesãos presentes.


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼