Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia




Governo de RO publica Edital de Chamada Pública para Programa de Aquisição de Alimentos Indígena

Por meio do programa são implementados mecanismos de comercialização que favorecem a compra direta de produtos dos agricultores familiares

O governo de Rondônia publicou o Edital de Chamada Pública do Programa de Aquisição de Alimentos Indígena (PAA-Indígena), para cadastrar produtores rurais indígenas para comercialização de alimentos. O edital foi divulgado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), no início de dezembro, na edição nº 230 do Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof).

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do governo federal, em parceria com os estados e municípios, que visa combater a fome e a pobreza no Brasil, ao mesmo tempo em que fortalece a agricultura familiar. Por meio do programa são implementados mecanismos de comercialização que favorecem a compra direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, promovendo assim, a valorização e agregação de valor à produção.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o PAA-Indígena representa um marco para o desenvolvimento dos territórios indígenas do estado. “Com a realização deste programa, o governo fortalece a segurança alimentar e nutricional, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização da produção tradicional dos povos indígenas”, salientou.

O secretário da Seagri, Luiz Paulo, ressaltou a importância do PAA-Indígena para o fomento das comunidades locais. “A implementação do programa é uma conquista para as populações indígenas. A inserção promove a inclusão social e econômica das comunidades, e ao mesmo tempo, impulsiona a economia local, criando oportunidades sustentáveis aos agricultores indígenas.”

TRADIÇÃO E OPORTUNIDADES

Em 2024, Rondônia recebeu R$ 2,5 milhões em recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), destinado integralmente às comunidades indígenas do estado, beneficiando agricultores indígenas que atuarão como fornecedores de alimentos. As doações geradas pelo programa serão direcionadas, exclusivamente, a essas populações.

Com a chegada desses recursos, o PAA-Indígena reafirma o compromisso do governo de Rondônia com a promoção de justiça social e econômica, assegurando que os povos indígenas tenham acesso às oportunidades que melhorem sua qualidade de vida, sem renunciar a cultura e tradições.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato através do WhatsApp (69) 3212-8801.


Destaques desta semana

Exame de sangue que detecta mais de 50 tipos de câncer chega ao Brasil

Hospital Israelita Albert Einstein tem primeiro teste de detecção...

Após entendimento do STF, Câmara de vereadores de Pimenta Bueno reprova contas do Delegado Araújo

A Câmara de Pimenta Bueno rejeitou novamente as contas...

Gil do Divino Cardoso agradece confiança dos eleitores e destaca experiência durante caminhada eleitoral

Em entrevista ao Noticias190.com, candidata a deputada federal falou...

Eleições 2026: Mais de 274 mil eleitores deixam de votar no primeiro turno em Rondônia

A apuração oficial registrou 23.607 votos em branco (2,38%)...

Grupo da Melhor Idade leva música, dança e alegria ao Cacoal Shopping

Em comemoração ao Dia do Idoso e dentro das...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Outros tópicos

Exame de sangue que detecta mais de 50 tipos de câncer chega ao Brasil

Hospital Israelita Albert Einstein tem primeiro teste de detecção...

Drogas e quase 500 munições são apreendidas por forças policiais

Materiais ilícitos eram transportados de forma oculta em compartimento...

Gil do Divino Cardoso agradece confiança dos eleitores e destaca experiência durante caminhada eleitoral

Em entrevista ao Noticias190.com, candidata a deputada federal falou...

Cirone diz que dará continuidade a trabalho e que vai planejar seu futuro político

O deputado estadual Cirone Deiró disse, nesta segunda-feira (05.10),...

Colisão entre carro e motoneta deixa apenas danos materiais no bairro Floresta, em Cacoal

Acidente aconteceu no cruzamento das ruas Uirapuru e Antônio...

Eleições 2026: Mais de 274 mil eleitores deixam de votar no primeiro turno em Rondônia

A apuração oficial registrou 23.607 votos em branco (2,38%)...

Notícias relacionadas