Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Indigenista denuncia ataque contra povo indígena Zoró em Rondônia

Segundo a denunciante, a caminhonete de uma das lideranças foi incendiada madeireiros durante o fim de semana. Ivaneide afirma que dentro do território indígena ocorre a extração ilegal de madeira

Indígena denúncia ataque na Terra Indígena Zoró — Foto: Divulgação

A indigenista Ivaneide Bandeira (Neidinha) utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira (1º), para denunciar um ataque realizado contra indígenas da etnia Zoró. Segundo a denunciante, a caminhonete de uma das lideranças foi incendiada madeireiros durante o fim de semana.

Neidinha relata que a liderança do povo indígena Zoró está ameaçada e pede medidas protetivas. No vídeo ela também denuncia invasões à Terra Indígena onde o povo habita e pede fiscalização e monitoramento dos órgãos responsáveis.

PF flagra queimada na Terra Indígena Zoró — Foto: PF/Divulgação

Nas imagens divulgadas, é possível ver a caminhonete completamente destruída pelo fogo em uma estrada na TI Zoró, que fica localizada entre Rondônia e Mato Grosso.

Ivaneide afirma que dentro do território indígena ocorre a extração ilegal de madeira e que os supostos invasores estão ameaçando os povos originários. Ela pede a retirada imediata dos madereiros da região. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foi acionada.

No final de 2023, a Polícia Federal fez um sobrevoou sobre a Terra Indígena Zoró e encontrou pontos de desmatamento, uma grande área de queimadas e terrenos completamente destruídos pelo fogo.

Este ano, em janeiro, um grupo de pessoas foi denunciado à Justiça Federal por atuar com a extração ilegal de ouro no território indígena Zoró. Dez homens são processados por crimes contra a ordem econômica, crimes ambientais e por associação criminosa.

O g1 procurou a Funai e a Polícia Federal com questionamentos sobre o ataque sofrido pela liderança Zoró, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.


Fonte:G1 RO

Destaques desta semana

Acidente em Vilhena: motorista tenta se esconder em outra oficina após atingir caminhão

Vilhena (RO) - Na manhã da última terça-feira (24),...

Contempladas do programa CNH Social em Ariquemes e Ji-Paraná recebem as novas permissões para dirigir

Novas Permissões para Dirigir (PPD) foram entregues pelo governo...

Homem é detido com revólver e porção de droga em Cacoal

Cacoal (RO) — Na manhã de segunda-feira (23), a...

Polícia Militar prende foragido por roubo durante ação contra o tráfico em Porto Velho

Porto Velho - A Polícia Militar de Rondônia desarticulou...

Companhia da Polícia Militar de Cacoal é comandada por uma mulher

Cacoal (RO) - A 1ª Companhia de Polícia Militar,...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

Caça aos foragidos: 7º BPM cumpre série de mandados de prisão em Ariquemes

Ariquemes (RO) - A Polícia Militar de Rondônia, por...

Polícia Militar recupera duas motos furtadas no mesmo dia em Vilhena

Vilhena (RO) — Duas motocicletas com registro de furto...

PM localiza motocicleta escondida em área de mata em Espigão do Oeste

Na segunda-feira (23), por volta das 18h30, a Polícia...

Homem é detido com revólver e porção de droga em Cacoal

Cacoal (RO) — Na manhã de segunda-feira (23), a...

Notícias relacionadas