Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Indigenista denuncia ataque contra povo indígena Zoró em Rondônia

Segundo a denunciante, a caminhonete de uma das lideranças foi incendiada madeireiros durante o fim de semana. Ivaneide afirma que dentro do território indígena ocorre a extração ilegal de madeira

Indígena denúncia ataque na Terra Indígena Zoró — Foto: Divulgação

A indigenista Ivaneide Bandeira (Neidinha) utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira (1º), para denunciar um ataque realizado contra indígenas da etnia Zoró. Segundo a denunciante, a caminhonete de uma das lideranças foi incendiada madeireiros durante o fim de semana.

Neidinha relata que a liderança do povo indígena Zoró está ameaçada e pede medidas protetivas. No vídeo ela também denuncia invasões à Terra Indígena onde o povo habita e pede fiscalização e monitoramento dos órgãos responsáveis.

PF flagra queimada na Terra Indígena Zoró — Foto: PF/Divulgação

Nas imagens divulgadas, é possível ver a caminhonete completamente destruída pelo fogo em uma estrada na TI Zoró, que fica localizada entre Rondônia e Mato Grosso.

Ivaneide afirma que dentro do território indígena ocorre a extração ilegal de madeira e que os supostos invasores estão ameaçando os povos originários. Ela pede a retirada imediata dos madereiros da região. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foi acionada.

No final de 2023, a Polícia Federal fez um sobrevoou sobre a Terra Indígena Zoró e encontrou pontos de desmatamento, uma grande área de queimadas e terrenos completamente destruídos pelo fogo.

Este ano, em janeiro, um grupo de pessoas foi denunciado à Justiça Federal por atuar com a extração ilegal de ouro no território indígena Zoró. Dez homens são processados por crimes contra a ordem econômica, crimes ambientais e por associação criminosa.

O g1 procurou a Funai e a Polícia Federal com questionamentos sobre o ataque sofrido pela liderança Zoró, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.


Fonte:G1 RO

Destaques desta semana

TJRO institui Programa de Equidade Racial voltada à promoção da igualdade

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO)...

Rondônia dobra emissão de documentos e amplia acesso à Carteira de Identidade Nacional

O governo de Rondônia tem avançado na modernização e ampliação...

59% não enviaram declaração do IR a menos de um mês do fim do prazo

A menos de um mês do fim do prazo,...

Luiza Parlote vira destaque nacional e coloca Ouro Preto do Oeste no mapa do Brasil

A jovem Luiza Parlote, de 27 anos, está conquistando...

Homenagens e comoção no cortejo do peão Ranner

A morte do jovem peão Ranner Luan, de 25...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

TJRO institui Programa de Equidade Racial voltada à promoção da igualdade

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO)...

Rondônia dobra emissão de documentos e amplia acesso à Carteira de Identidade Nacional

O governo de Rondônia tem avançado na modernização e ampliação...

Homenagens e comoção no cortejo do peão Ranner

A morte do jovem peão Ranner Luan, de 25...

Presidente de bairro denuncia agressões e ameaça em Cacoal

Um caso que mistura desrespeito ambiental e violência contra...

Castanheiras se despede de jovem que morreu durante rodeio em Alvorada, RO

A cidade de Castanheiras (RO), viveu um momento marcado...

Notícias relacionadas