Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Jovem de 23 anos morre após picada de aranha-violinista; veja riscos

Um jovem de 23 anos morreu em Bari, Puglia, na Itália, após ter sido picado por uma aranha-violinista em 13 de julho. As informações foram divulgadas pela ANSA, agência de notícias italiana, no último sábado (17). De acordo com fontes médicas, Giuseppe Russo foi picado na perna direita em Collepasso, na província de Lecce, enquanto trabalhava no campo. Inicialmente, o jovem acreditava ter sido picado por um mosquito, mas a ferida causada pela picada cresceu de tamanho, causando outros sintomas como dor intensa, abscessos e, posteriormente, necrose na perna.

Segundo a ANSA, ele morreu de choque séptico e falência múltipla de órgãos. O que é aranha-violinista? A aranha-violinista é uma espécie de aranha conhecida pelo nome científico Loxosceles reclusa. Ela é nativa dos Estados Unidos e pode ser prejudicial à saúde dos humanos. Esse tipo de aranha possui cor marrom e tem cerca de 9 milímetros de comprimento e pernas longas. Ela possui três pares de olhos e tem uma marcação em forma de violino no cefalotórax — essa é a origem do nome popular “aranha-violinista”.

A espécie é comumente encontrada em pedras, tábuas e cascas de árvores e troncos mortos em áreas rurais. Em locais urbanizados, ela pode viver dentro de rachaduras em paredes, telhas, tijolos, tábuas de madeira e embaixo de móveis. Sua preferência é por locais quentes e secos. Geralmente, a aranha-violinista possui hábitos noturnos e constrói teias irregulares.

Quais os riscos da picada da aranha-violinista? As picadas de aranhas-violinistas podem causar lesões grandes na pele e que, por muitas vezes, se tornam necróticas (ou seja, causam a morte das células da pele). Apesar disso, as reações graves às picadas por esse tipo de aranha são raras. De acordo com a Universidade Estadual da Pensilvânia, aproximadamente 90% das picadas não causam reações ou levam apenas a uma pequena pápula vermelha, que cicatriza sozinha. Quando surgem lesões necróticas, elas podem se desenvolver ao longo de duas semanas.

Durante esse período, a pele ao redor da picada fica preta, seca e, eventualmente, descama. Essas picadas levam de dois a quatro meses para cicatrizar completamente. Segundo a Universidade Estadual da Pensilvânia, a necrose da pele é mais comum em pessoas com obesidade devido à maior destruição do tecido adiposo mal vascularizado.

Além disso, menos de 1% das picadas resultam em sintomas como anemia hemolítica e lesão renal aguda, sendo mais comuns em crianças e representando risco de vida entre as 12 e 36 horas após a picada. Por isso, representam emergência médica. A universidade também relata que, de acordo com estudos, as aranhas-violinistas são mais comuns dentro da sua área nativa, mas picadas são raramente relatadas.

As picadas costumam ocorrer quando o animal se sente ameaçado e é “prensado” pela pessoa. Por exemplo: ao calçar um sapato em que a aranha pode estar alojada ou deitar-se sobre o animal se ele estiver sobre a cama.

Existe aranha-violinista no Brasil? Sim, de acordo com o Ministério da Saúde, as aranhas do gênero Loxosceles, incluindo a aranha-violinista, são de importância em saúde pública por poderem causar acidentes. Segundo a pasta, o tratamento é feito com antiveneno SALoxA (soro antiloxocélico) e SAArB (soro antiaracnídico).


Destaques desta semana

Ex-juiz é denunciado em Rondônia por supostas irregularidades envolvendo presos

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) denunciou um ex-juiz...

Portovelhense perde cerca de R$ 45 mil após relacionamento virtual com criminoso do ES

Um homem morador do Espírito Santo foi preso após...

Igreja Matriz Sagrada Família celebra neste sábado o 41º Aniversário do Martírio

A Paróquia Sagrada Família convida toda a comunidade para...

Centenas de peixes são encontrados mortos no Lago do Cuniã, em Porto Velho

Espécie branquinha é a mais afetada; ICMBio e pesquisadores...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Outros tópicos

PRF celebra 98 anos com ações em todo o país

Comemorações iniciaram nesta quinta (23), dia do Policial Rodoviário...

Ex-juiz é denunciado em Rondônia por supostas irregularidades envolvendo presos

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) denunciou um ex-juiz...

Igreja Matriz Sagrada Família celebra neste sábado o 41º Aniversário do Martírio

A Paróquia Sagrada Família convida toda a comunidade para...

Após investigação, polícia descarta crime em vendas de senhas para emissão da nova Carteira de Identidade

Após apuração realizada pelas autoridades policiais, foi concluído que...

El Niño pode aumentar casos de chikungunya e dengue no Brasil

O fenômeno climático El Niño pode se manifestar de...

Notícias relacionadas