Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia




Jovem de 23 anos morre após picada de aranha-violinista; veja riscos

Um jovem de 23 anos morreu em Bari, Puglia, na Itália, após ter sido picado por uma aranha-violinista em 13 de julho. As informações foram divulgadas pela ANSA, agência de notícias italiana, no último sábado (17). De acordo com fontes médicas, Giuseppe Russo foi picado na perna direita em Collepasso, na província de Lecce, enquanto trabalhava no campo. Inicialmente, o jovem acreditava ter sido picado por um mosquito, mas a ferida causada pela picada cresceu de tamanho, causando outros sintomas como dor intensa, abscessos e, posteriormente, necrose na perna.

Segundo a ANSA, ele morreu de choque séptico e falência múltipla de órgãos. O que é aranha-violinista? A aranha-violinista é uma espécie de aranha conhecida pelo nome científico Loxosceles reclusa. Ela é nativa dos Estados Unidos e pode ser prejudicial à saúde dos humanos. Esse tipo de aranha possui cor marrom e tem cerca de 9 milímetros de comprimento e pernas longas. Ela possui três pares de olhos e tem uma marcação em forma de violino no cefalotórax — essa é a origem do nome popular “aranha-violinista”.

A espécie é comumente encontrada em pedras, tábuas e cascas de árvores e troncos mortos em áreas rurais. Em locais urbanizados, ela pode viver dentro de rachaduras em paredes, telhas, tijolos, tábuas de madeira e embaixo de móveis. Sua preferência é por locais quentes e secos. Geralmente, a aranha-violinista possui hábitos noturnos e constrói teias irregulares.

Quais os riscos da picada da aranha-violinista? As picadas de aranhas-violinistas podem causar lesões grandes na pele e que, por muitas vezes, se tornam necróticas (ou seja, causam a morte das células da pele). Apesar disso, as reações graves às picadas por esse tipo de aranha são raras. De acordo com a Universidade Estadual da Pensilvânia, aproximadamente 90% das picadas não causam reações ou levam apenas a uma pequena pápula vermelha, que cicatriza sozinha. Quando surgem lesões necróticas, elas podem se desenvolver ao longo de duas semanas.

Durante esse período, a pele ao redor da picada fica preta, seca e, eventualmente, descama. Essas picadas levam de dois a quatro meses para cicatrizar completamente. Segundo a Universidade Estadual da Pensilvânia, a necrose da pele é mais comum em pessoas com obesidade devido à maior destruição do tecido adiposo mal vascularizado.

Além disso, menos de 1% das picadas resultam em sintomas como anemia hemolítica e lesão renal aguda, sendo mais comuns em crianças e representando risco de vida entre as 12 e 36 horas após a picada. Por isso, representam emergência médica. A universidade também relata que, de acordo com estudos, as aranhas-violinistas são mais comuns dentro da sua área nativa, mas picadas são raramente relatadas.

As picadas costumam ocorrer quando o animal se sente ameaçado e é “prensado” pela pessoa. Por exemplo: ao calçar um sapato em que a aranha pode estar alojada ou deitar-se sobre o animal se ele estiver sobre a cama.

Existe aranha-violinista no Brasil? Sim, de acordo com o Ministério da Saúde, as aranhas do gênero Loxosceles, incluindo a aranha-violinista, são de importância em saúde pública por poderem causar acidentes. Segundo a pasta, o tratamento é feito com antiveneno SALoxA (soro antiloxocélico) e SAArB (soro antiaracnídico).


Destaques desta semana

Motociclista de 64 anos morre em colisão com carreta no acesso à BR-364

Um grave acidente de trânsito registrado no final da...

Exame de sangue que detecta mais de 50 tipos de câncer chega ao Brasil

Hospital Israelita Albert Einstein tem primeiro teste de detecção...

Após entendimento do STF, Câmara de vereadores de Pimenta Bueno reprova contas do Delegado Araújo

A Câmara de Pimenta Bueno rejeitou novamente as contas...

Gil do Divino Cardoso agradece confiança dos eleitores e destaca experiência durante caminhada eleitoral

Em entrevista ao Noticias190.com, candidata a deputada federal falou...

Eleições 2026: Mais de 274 mil eleitores deixam de votar no primeiro turno em Rondônia

A apuração oficial registrou 23.607 votos em branco (2,38%)...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Outros tópicos

Enem 2026: falta um mês para o primeiro dia de provas

A um mês do primeiro dia de provas do...

Motociclista de 64 anos morre em colisão com carreta no acesso à BR-364

Um grave acidente de trânsito registrado no final da...

Cacoal recebe espetáculo da Cia Nissi neste sábado com entrada gratuita

“Esquecer e Crescer” será apresentado no dia 10 de...

Após eleição, Fátima Gavioli retorna ao comando da Educação em Goiás

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás volta...

Exame de sangue que detecta mais de 50 tipos de câncer chega ao Brasil

Hospital Israelita Albert Einstein tem primeiro teste de detecção...

Drogas e quase 500 munições são apreendidas por forças policiais

Materiais ilícitos eram transportados de forma oculta em compartimento...

Gil do Divino Cardoso agradece confiança dos eleitores e destaca experiência durante caminhada eleitoral

Em entrevista ao Noticias190.com, candidata a deputada federal falou...

Notícias relacionadas