O advogado, professor e escritor Julian Cuadal Soares, 41 anos, entrou na disputa eleitoral pela prefeitura de Ji-Paraná no meio da campanha. Sem nunca ter disputado uma eleição era pouco conhecido, mas já caiu nas graças do povo. Tudo por conta de uma queda no rio Machado durante as gravações para o programa eleitoral na televisão.
O vídeo gravado por populares viralizou na internet e agora Julian é conhecido no Estado inteiro e em boa parte do país. Foi notícia em grandes portais nacionais, como Uol, R7, Metropolis e muitos outros. O vídeo foi um dos mais acessados em portais estaduais, como o Rondoniaovivo e o Notícias 190.
O candidato soube reagir ao acidente, com humor e criatividade. Brincou com a situação e lançou várias propostas para resgatar a memória histórica do rio na cidade. Uma delas é a criação de uma Escola do Rio, voltada para as comunidades ribeirinhas, com foco na educação ambiental e na gestão dos recursos hídricos. A ideia também caiu no gosto dos educadores e da comunidade ribeirinha.
“Agora, sou até grato por esse acidente ter acontecido no rio, pois o rio Machado foi a nossa primeira estrada, tem uma importância ambiental, histórica, cultural, social e econômica muito grande e precisamos preservar e aproveitar melhor essa riqueza”, salienta Julian.
NOVA OPÇÃO
A disputa eleitoral em Ji-Paraná, que estava polarizada entre três velhos conhecidos dos ji-paranaenses, Isau, Jonhy e João Durval, agora ganhou um elemento surpresa. O advogado Julian se tornou a nova opção. Ele é o que mais cresce nas enquetes feitas por sites locais e já está sendo alvo de fake news dos adversários.
FILHO DA TERRA
Julian Cuadal Soares é advogado, formado pela Universidade Federal do Mato Grosso, com mestrado em Direito Empresarial pela Universidade de Coimbra/Portugal e doutorando em Direito Processual pela PUC do Rio Grande do Sul.
Nasceu em Ji-Paraná. Filho de pioneiros de Rondônia: do médico João Ribeiro Soares, mais conhecido como D.Ribeiro, e de Paula Cuadal Soares.
Aqui em Ji-Paraná se tornou advogado, professor e escritor. Declarou em um livro (Lá do outro lado – editora Athala) seu amor a essa terra. Aqui trabalha e é aqui que vive com sua noiva: a Fernanda, e duas cachorrinhas que retirou das ruas.
É candidato a um cargo público eletivo pela primeira.