Segunda-feira, 25 de novembro de 2024, às 01:42:24- Email: [email protected]



Lei Seca: 131 motoristas autuados por embriaguez na direção em Rondônia no fim de semana

A operação Lei Seca autuou 131 motoristas por embriaguez na direção. De acordo com o Detran-RO (Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia), a operação ocorreu no último fim de semana em cinco cidades de Rondônia.

Ainda de acordo com o Detran, os agentes realizaram blitz em Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Rolim de Moura. As ações de fiscalização no trânsito iniciaram na última sexta-feira (19) até a manhã do último domingo (21).

Os agentes de trânsito abordaram 2.172 veículos nas cinco cidades. Além disso, a blitz abordou mais de 2 mil condutores. Desses 131 estavam conduzindo veículos sob efeito de álcool.

Conforme informações do Detran, 58 desses condutores foram apresentados à delegacia de polícia local, onde foram ouvidos pelo respectivo delegado.

Multa e suspensão do direito de dirigir

O motorista autuado por embriaguez na direção é multado e tem a suspensão do direito de dirigir na própria infração. Além disso, desobedecer a Lei Seca é uma infração gravíssima.

De acordo com a lei, a penalidade para a infração é uma multa no valor de R$ 2.934,70, a suspensão do direito de dirigir por 12 meses, e, como medida administrativa, a retenção do veículo e da CNH.

Ainda de acordo com o texto, não existe redução da quantidade de meses de suspensão em hipótese alguma. Após esse prazo, o motorista deverá se matricular no curso de reciclagem. Ou seja, para ter a CNH de volta, o condutor deve conquistar aprovação nesse curso, que é composto por 30 horas, cada uma com 50 minutos de duração.

Cassação de CNH

Há diferença entre a suspensão e a cassação de CNH. Por exemplo, se por acaso o motorista for pego dirigindo durante os 12 meses de suspensão, ele terá que pagar a multa no valor dobrado.

Ainda mais, a punição da suspensão da CNH será dobrada. Além disso, será aberto um processo de cassação da CNH. Que pode resultar na perda do direito de dirigir. Para que o infrator recupere esse direito, terá que passar pelo processo de autoescola mais uma vez.

Por fim, para não se preocupar com punições em decorrência da Lei Seca basta dirigir sem ter ingerido bebida alcoólica.]

Diário da Amazônia


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼