Na manhã deste sábado (16/05/20) foi realizado o 1º Encontro “Amazônia o centro do mundo: um debate sobre resistência quilombola e indígena em tempos de pandemia no estado de Rondônia”. O evento, organizado pela Liga Acadêmica de Temas Emergentes em Psicologia da Facimed, reuniu aproximadamente 75 pessoas e aconteceu em uma plataforma de reunião on-line, sendo replicado nas principais redes sociais.
Compuseram o rol de convidados Gasodá Suruí da liderança indígena Paitêr Suruí, Raimunda Erineide Rodrigues da liderança da comunidade quilombola de Pedras Negras e Marco Antônio Domingues Teixeira, professor do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia.
Os palestrantes expuseram a preocupação com o momento pandêmico que a sociedade está vivendo e relataram o impacto em suas comunidades.
Gasodá Suruí dentre outras pontuações destacou que ninguém quer ficar limitado, mas que nesse momento é importante para que as pessoas não sejam contaminadas e que embora existam diferentes povos é necessário que haja um governo para todos.
O professor Marco Antônio falou também sobre o uso indiscriminado da cloroquina remetendo a um período histórico em que as pessoas morriam devido aos efeitos adversos do medicamento dentre eles falência do fígado ou ficavam cegas.
Já a professora Erineide pontuou sobre a importância da educação como ferramenta de desenvolvimento do ser humano e enfrentamento à atual pandemia e à outras adversidades.
Para finalizar, todos os palestrantes foram unânimes em dizer que este momento é de solidariedade e que todos devem seguir as recomendações dos profissionais da saúde.
Cabe salientar que é a primeira vez que ocorre um evento com esta temática no município de Cacoal, o que significa um marco histórico.
Para ter acesso ao evento na íntegra acesse a página da LATEP no Instagram ou Facebook.
Fonte: Assessoria de Comunicação