Banner

Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia


Medida Provisória mantém isenção a medicamentos importados

© Marcello Casal Jr

A isenção do imposto de importação para medicamentos foi estendida pelo governo federal em medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na noite desta sexta-feira (25). A redução a zero da alíquota do tributo é válida para a aquisição de medicamentos por pessoa física até o limite de US$ 10 mil ou equivalente em outra moeda.

“A edição da MP é justificada como medida fundamental para garantir o direito social à saúde, tendo em vista que a incidência do Imposto de Importação poderia dificultar a aquisição de medicamentos considerados essenciais à sobrevivência, além de contribuir para um ambiente mais justo e transparente”, informou a assessoria da Presidência da República, em nota.

De acordo com a MP, as empresas que realizam remessas internacionais por meio do Regime de Tributação Simplificada (RTS) passam a ter a obrigação de prestar informações detalhadas sobre as mercadorias antes mesmo da chegada dos insumos ao país, além de recolher os tributos devidos e atender a outros requisitos estabelecidos pela Receita Federal.

“A adoção dessas medidas agiliza o processo de importação, uma vez que as informações e os pagamentos serão realizados de forma antecipada, reduzindo a burocracia e os custos envolvidos”, explica a nota.

A nova MP substitui um texto anterior, de junho, que perdeu a validade justamente nesta sexta-feira. Até então, as alíquotas tributárias aplicadas variavam de 20% a 60% sobre o preço dos medicamentos.




Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Fiscalização na BR-425 resulta na apreensão de 225 munições em caminhonete em Nova Mamoré

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia, durante fiscalização de...

Dia do Caminhoneiro: PRF orienta motoristas de carga em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia promoveu, na última...

Show gratuito: Joelma é confirmada no aniversário de Porto Velho

A cantora Joelma fará um show gratuito em Porto...

Operação resgata venezuelanos em situação de escravidão dentro de Terra Indígena em Rondônia

Dois trabalhadores venezuelanos foram resgatados de condições análogas à...

Homem é condenado por matar jovem em conveniência de Porto Velho

Glalderson Nascimento dos Santos, conhecido como “Loirinho”, foi condenado...

Cacoal: Cirone busca recursos para escolas afetadas pelas chuvas

O estrago causado nas escolas, pelas chuvas ocorridas recentemente...

PF deflagra operação contra tráfico interestadual de drogas em Rondônia

A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã (16/9), a Operação...

Notícias relacionadas