Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Programa Senac de Gratuidade (PSG) promove Curso de Monitor de Turismo em aldeias indígenas em Cacoal

As aldeias das linhas 9 e 10 da Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal, foram palco de uma cerimônia de certificação do curso de Monitor de Turismo, realizado dentro das aldeias e ministrado por tutores indígenas, formando 37 novos profissionais do Povo Paiter Suruí.

O curso, oferecido pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), teve uma carga horária de 40 horas e foi essencial para capacitar os participantes a atuarem no turismo local. Essa formação contribui de maneira significativa para o fortalecimento da economia e para a promoção de práticas sustentáveis, fundamentais para a preservação da cultura e do meio ambiente nas aldeias Paiter Suruí.

A parceria entre o Povo Paiter Suruí, o Conselho Municipal de Turismo de Cacoal (COMTUR) e o Sistema Fecomércio Rondônia, através do Senac, foi importante para o sucesso dessa iniciativa. Essa colaboração promove a educação profissional inclusiva e de qualidade, enriquecendo o turismo local e proporcionando aos visitantes uma imersão autêntica na cultura, nos costumes e na vida cotidiana do Povo Paiter Suruí.

O evento também destacou a importância de iniciativas como essa, que fortalecem a economia local e promovem a sustentabilidade. O Povo Paiter Suruí, com sua rica herança cultural, agora conta com profissionais capacitados para oferecer uma experiência turística única e enriquecedora, contribuindo para a valorização e preservação de sua cultura.

Esses novos monitores de turismo estão aptos a guiar visitantes pelas belezas naturais da Terra Indígena Sete de Setembro, compartilhando conhecimentos sobre a biodiversidade local e a história do Povo Paiter Suruí. A formação recebida permitirá a criação de roteiros turísticos que respeitam e preservam o meio ambiente, ao mesmo tempo em que proporcionam aos turistas uma visão aprofundada das tradições e modos de vida indígenas.


Destaques desta semana

Adolescente suspeita de ataque contra avós na zona rural de Ariquemes se entrega à Polícia

Acusada de matar o avô e deixar a avó...

Passageiro é flagrado com 20 kg de skunk em ônibus na BR-364

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia apreendeu, nesta quarta-feira...

Polícia Militar apreende adolescente com 17 quilos de maconha em Guajará-Mirim

Na madrugada desta terça-feira (24/02), policiais militares do 6º...

Duas pessoas são presas durante ação da PF contra crimes ambientais em RO e MT

Ji-Paraná/RO - A Polícia Federal, em conjunto com o...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

Prefeitura define banca do concurso da Guarda Municipal de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho divulgou nesta quinta-feira (26)...

Passageiro é flagrado com 20 kg de skunk em ônibus na BR-364

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia apreendeu, nesta quarta-feira...

Polícia Militar apreende adolescente com 17 quilos de maconha em Guajará-Mirim

Na madrugada desta terça-feira (24/02), policiais militares do 6º...

Andreazza: Associação recebe recolhedora de café com apoio de Cirone

A Associação de Produtores Rurais Rio Branco (Asprorib), localizada...

Duas pessoas são presas durante ação da PF contra crimes ambientais em RO e MT

Ji-Paraná/RO - A Polícia Federal, em conjunto com o...

Notícias relacionadas