Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Programa Senac de Gratuidade (PSG) promove Curso de Monitor de Turismo em aldeias indígenas em Cacoal

As aldeias das linhas 9 e 10 da Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal, foram palco de uma cerimônia de certificação do curso de Monitor de Turismo, realizado dentro das aldeias e ministrado por tutores indígenas, formando 37 novos profissionais do Povo Paiter Suruí.

O curso, oferecido pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), teve uma carga horária de 40 horas e foi essencial para capacitar os participantes a atuarem no turismo local. Essa formação contribui de maneira significativa para o fortalecimento da economia e para a promoção de práticas sustentáveis, fundamentais para a preservação da cultura e do meio ambiente nas aldeias Paiter Suruí.

A parceria entre o Povo Paiter Suruí, o Conselho Municipal de Turismo de Cacoal (COMTUR) e o Sistema Fecomércio Rondônia, através do Senac, foi importante para o sucesso dessa iniciativa. Essa colaboração promove a educação profissional inclusiva e de qualidade, enriquecendo o turismo local e proporcionando aos visitantes uma imersão autêntica na cultura, nos costumes e na vida cotidiana do Povo Paiter Suruí.

O evento também destacou a importância de iniciativas como essa, que fortalecem a economia local e promovem a sustentabilidade. O Povo Paiter Suruí, com sua rica herança cultural, agora conta com profissionais capacitados para oferecer uma experiência turística única e enriquecedora, contribuindo para a valorização e preservação de sua cultura.

Esses novos monitores de turismo estão aptos a guiar visitantes pelas belezas naturais da Terra Indígena Sete de Setembro, compartilhando conhecimentos sobre a biodiversidade local e a história do Povo Paiter Suruí. A formação recebida permitirá a criação de roteiros turísticos que respeitam e preservam o meio ambiente, ao mesmo tempo em que proporcionam aos turistas uma visão aprofundada das tradições e modos de vida indígenas.




Destaques desta semana

Ambulância pega fogo em trecho da RO-479 sentido Cacoal

Uma ambulância pertencente ao município de Alta Floresta do...

Espécie rara aos olhos humanos surge em chácara de Cacoal

Uma criatura que mais parece saída de uma lenda...

Mais de 150 presos são beneficiados com saída de fim de ano em RO

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) divulgou nesta...

Operação Zero Grau apreende veículos usados em manobras perigosas

A Polícia Civil de Rondônia, na data de hoje,...

Diversas armas são apreendidas durante mandado de Medida Protetiva da Lei Maria da Penha em Cacoal

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

Nova lei equipara uso de celular ao volante à embriaguez

A partir de 2026, o uso de celular ao...

Criança de 1 ano morre afogada em propriedade rural de RO

Uma criança de 1 ano, identificada como Ariella Santiago...

Ambulância pega fogo em trecho da RO-479 sentido Cacoal

Uma ambulância pertencente ao município de Alta Floresta do...

Desvencilhando-se da mulher imoral — Alberto Dinys

Peço-te, ó cristão sincero, que sejas prudente no teu...

Espécie rara aos olhos humanos surge em chácara de Cacoal

Uma criatura que mais parece saída de uma lenda...

Investigação mira rede ligada ao tráfico e a homicídio em Buritis

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª...

Presos por homicídios no Amazonas são transferidos para Rondônia

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio...

Mais de 150 presos são beneficiados com saída de fim de ano em RO

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) divulgou nesta...

Notícias relacionadas