Sábado, 27 de abril de 2024, às 00:40:24- Email: [email protected]


Programa um por todos, todos por um é lançado pela CGU, em parceria com AROM

A Controladoria Geral da União (CGU) realizou, na manhã desta quinta-feira (15), o lançamento do programa “Um por Todos e Todos por Um”, que tem como parceiro o Instituto Maurício de Souza. Em Rondônia, juntamente com a Associação Rondoniense de Municípios (AROM), a Controladoria convidou gestores e secretários de educação de todos os municípios para apresentar o projeto deste ano, que inova ao trazer todo o material do projeto de forma online.

O projeto “Um por Todos e Todos por Um” tem como objetivo principal desenvolver a cidadania desde as primeiras idades, dando a oportunidade das crianças aprenderem o verdadeiro significado de ser cidadão, ajudando no aprimoramento da sociedade.

O presidente da AROM, prefeito Célio Lang falou da importância do ensinamento sobre cidadania para que as crianças se tornem pessoas de bem, que verdadeiramente contribuem para a sociedade. “É preciso que a cidadania seja ensinada desde a infância, principalmente para que, desde pequena, a pessoa saiba da importância de cuidar do que é público”, comentou.

O Superintendente da CGU/RO, Mauricio Kurilo, agradeceu muito aos presentes e, principalmente, ao apoio da AROM. “Agradeço muito a AROM que tem nos ajudado muito com os últimos projetos e em diversas frentes, incentivando os municípios a participar cada vez mais desses programas tão importantes”, destacou.

O secretário da Secretaria de Prevenção e Combate da Corrupção da CGU, Breno Barbosa falou como é importante esse trabalho e que, certamente, o melhor lugar para introduzir esses ensinamentos é na escola. “Procuramos trabalhar os novos cidadãos, e não há ambiente melhor para isso que o ambiente escolar”, frisou.

Ele falou também sobre como o projeto este ano será inovador, por contar com o material completo disponibilizado de forma virtual. “Esse ano é um verdadeiro relançamento do projeto, temos novas parcerias, mais municípios participando e outras instituições que estão ajudando muito”, explicou.

Adenisio Álvaro, da Coordenação-Geral de Cooperação Federativa e Controle Social da CGU, em sua apresentação destacou que, desde o seu início, em 2008, muitas mudanças aconteceram no projeto para se adequar a realidade das escolas, as quais deram muito auxilio conforme o passar dos anos para que o projeto se tornasse o que ele é hoje.

Audria Cristina Coelho, da CGU, fez uma apresentação completa sobre o programa, falando sobre formas de adesão e mostrando todo o material usado tanto pelos alunos, quanto pelos professores. Ressaltou que todas as informações pertinentes ao programa podem ser encontradas no endereço https://www.gov.br/cgu/pt-br/educacao-cidada/programas/upt.

Ao final da apresentação, o diretor executivo da AROM, Charles Gomes, elogiou o excelente trabalho da CGU e falou que a Associação estará sempre à disposição para ajudar com os programas. “Por orientação do nosso presidente, nós continuaremos a avançar com esse programa e com todos os demais, que são muito importantes aos municípios”, finalizou.

FONTE: AROM


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼