Sexta-feira, 15 de novembro de 2024, às 16:18:51- Email: [email protected]



REUNIÃO NA CÂMARA DE CACOAL TEM DURAS CRÍTICAS DE REPRESENTANTES DA OAB/CACOAL E DEFENSORIA PÚBLICA-RO

Ontem 23/02 aconteceu mais um capítulo da vergonhosa novela  que vem se capitulando nas últimas semanas envolvendo interesses políticos em Cacoal.
De um lado prefeito Fúria que iniciou um teste seletivo em julho de 2022 sem enviar para aprovação do legislativo municipal, cometendo assim  um possível ato de  improbidade administrativa.
Do outro lado está a Câmara Municipal que teve 8 meses para fiscalizar o processo e identificar as supostas  irregularidades e solicitar ao executivo as devidas correções, e  somente agora vem manisfestar a contrariedade ao  processo. pois em seu entendimento o mesmo  seria ilegal.

Em meio a esse jogo de interresses e jogo político, foi inserido de forma irresponsável uma parcela da sociedade, estudantes, profissionais, e o mais surpreendente as CRIANÇAS AUTISTAS.

Não é a primeira vez que pessoas em situação de vulnerabilidade social ficam em meio as manobras  politiqueiras em CACOAL.

Em 2021 300 familias que foram sorteadas de forma legal no programa  casa verde e amarela, antigo minha casa minha vida do governo federal. contou com uma ação desastrosa do prefeito Fúria  na  tentativa de cancelamento do sorteio e do processo, deixando 300 famílias em total colapso de aflição e desespero.

TENTATIVA VENCIDA E JÁ SUPERADA!

A reunião foi marcada por vários discursos políticos, populismo e vingança foram os DESABORES  destilados pelos políticos.
Sociedade cívil também participaram.
Mas, as falas mais importantes, e que realmente foram em prol dos interesses do povo, foram as falas e as manifestações dos representantes do Judiciário.
A OAB foi representada pelo Presidente Diógenes Nunes de Almeida e a defensoria pública do estado de Rondônia, foi representada pelo Defensor Dr Roberson Bertone.

Ambos criticaram duramente o jogo de interesses político que prejudicam a população.
Em sua fala presidente da OAB disse que se for preciso a OAB vai mover  uma ação civil pública, para que o retorno das aulas seja garantido e imediato, relembrou ainda que quando esteve na mesma casa de leis, na posse do PREFEITO e dos VEREADORES, havia citado um pensamento de Rui Barbosa para reflexão dos novos empossados:

“Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam com a outra. Antes se negam, se repulsam mutuamente. a política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada”.

Disse Dr Diógenes Presidente da OAB subseção de Cacoal, em tom de duras críticas.


Já o Dr Roberson Bertoni, pediu que o executivo e o legislativo mantivessem  um diálogo para achar em um consenso imediato, uma proposta que venha ser legítima e de entendimento de todos.
Ressaltou ainda que o papel da defensoria é lutar pelo direito da sociedade,  principalmente das classes mais vulneráveis , a defensoria é patronal, seu papel é ser mãe e pai daqueles que são negligenciados pelo estado. E defendendo que se os conflitos políticos, politiqueiros não se resolverem, a defensoria está a disposição da população para usar os dispositivos legais para fazer cumprir a lei fixada na constituição Federal.

A redação do 190 Notícias ouviu várias pessoas presente na reunião, em conversa com seu Vanderlei pai de uma criança Autista, que fez um desabafo…
” A sensação que tenho é que, nossa cidade está sendo conduzida por um grupo de meninos imaturos e incapacitados para tamanha responsabilidade!
É como um pai que pega um filho de 12 anos e dá a ele a chave de um ônibus com vários  passageiros dentro, e coloca essa criança como motorista do tal ônibus em uma viagem longa com duração de 4 anos”
O resultado dessa viagem? Só Deus sabe…
 Desabafou seu Vanderlei pai de uma criança Autista à redação do 190 Notícias.
Fonte: Ricardo Duarte
DRT:2007-200A7-RO
ARLER: 1006


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼