Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Rondônia recebeu 13 mil doses de vacina contra dengue, mas apenas a cidade de Vilhena começou a aplicar

Doses de vacinas devem ser encaminhadas para 12 municípios, de acordo com o Ministério da Saúde. Veja o posicionamento das cidades

Vacina contra a dengue — Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Rondônia recebeu mais de 13 mil doses de vacinas contra a dengue, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). Os imunizantes foram encaminhados para serem distribuídos em 12 municípios do estado, entretanto, apenas a cidade de Vilhena (RO) começou a vacinação até o momento.

Com base nas informações fornecidas pelo MS, as regiões contempladas com as doses de vacina no estado foram: o Cone Sul e Madeira-Mamoré. No total, foram enviadas 13.670 doses de vacinas.

Veja a lista dos municípios que devem receber as doses de vacina contra a dengue:

Cidade Quantidade de vacinas
Cabixi 104
Cerejeiras 266
Chupinguaia 205
Colorado do Oeste 262
Corumbiara 119
Pimenteiras do Oeste 45
Vilhena 1.696
Candeias do Jamari 469
Guajará-Mirim 920
Itapuã do Oeste 188
Nova Mamoré 551
Porto Velho 8.846

Conforme o Ministério da Saúde, o estado e os municípios têm autonomia para decidir quando iniciarão as ações de vacinação. Porém, a recomendação é que as doses comecem a ser aplicadas na população com faixa etária de 10 a 14 anos de idade.

Em Rondônia, entres os 12 munícipios contemplados, apenas a cidade de Vilhena começou a realizar a aplicação da vacina contra a dengue em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as 8.846 doses disponibilizadas para Porto Velho já chegaram ao estado, porém ainda não foram repassadas pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) ao município.

Ainda de acordo com a pasta, antes do repasse das doses é necessário capacitação técnica com a Agevisa, que deve acontecer nesta sexta-feira (12), onde serão definidos grupo prioritário, esquema vacinal, data de início, locais da aplicação, dentre outras diretrizes. Após esse alinhamento, a Semusa vai informar a população sobre o assunto.

O município de Candeias do Jamari confirmou que recebeu 230 doses e que os vacinadores vão passar por uma capacitação online. Segundo a administração, a vacinação na cidade deve ser iniciadas na segunda-feira (15).

O secretário de saúde de Cabixi (RO) informou que a cidade já recebeu as doses e que a imunização deve começar na próxima semana para o público alvo de 10 a 14 anos. Se não houver adesão nessa idade, a vacina será ofertada para outras idades, segundo nota.

A prefeitura de Cerejeiras informou que tem previsão de receber as doses na próxima semana. Enquanto isso, a equipe de saúde deve passar por uma reunião de alinhamento.


Fonte:G1 RO

Destaques desta semana

Nova pesquisa Phoenix traz Hildon Chaves na vice liderança e mantém Marcos Rogério na dianteira

Phoenix destaca Marcos Rogério, Hildon Chaves, Adailton Fúria e...

Ji-Paraná abre concurso com mais de 300 vagas e salários de até R$ 5,1 mil; veja cargos

A Prefeitura de Ji-Paraná (RO) anunciou a abertura de...

Entenda como fica o funcionamento na semana de Tiradentes em Rondônia

Servidores públicos de Rondônia terão um “descanso prolongado” na...

Réu é condenado a 30 anos por crime contra fisioterapeuta

O réu Thiago Rigonini foi condenado a 30 anos...

PF e MPF investigam homicídios de trabalhadores rurais em Rondônia

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

PF Incinera mais de 710kg de drogas em Ji-Paraná/RO.

Ji-Paraná/RO. A Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira (17/4), a incineração...

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageia pioneiros da PRF no Estado

Ronônia, 18 de abril de 2026 - A Polícia Rodoviária Federal...

Homem com mandado de prisão é capturado após fuga em Rolim de Moura

Um homem com mandado de prisão em aberto foi...

Cacoal neste sábado amanheceu com sequência de acidentes e um deles com vítima fatal

Cacoal (RO) – A manhã deste sábado começou marcada...

Nova pesquisa Phoenix traz Hildon Chaves na vice liderança e mantém Marcos Rogério na dianteira

Phoenix destaca Marcos Rogério, Hildon Chaves, Adailton Fúria e...

Infecção por dengue eleva risco de doença neurológica grave, diz pesquisa

Estudo inédito da Fiocruz apontou risco 17 vezes maior...

Cirone Deiró acompanha obras da nova rodoviária de Cacoal

O deputado estadual Cirone Deiró acompanhou novamente, nesta quinta-feira...

Notícias relacionadas