Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Sebrae e Prefeitura de Espigão firmam convênio para melhoria genética da produção leiteira

Foto: Assessoria

A bovinocultura leiteira de Espigão do Oeste ganhou um grande impulso com a parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae Rondônia. Por meio do Convênio nº 026/2021 – Melhoramento Genético IATF, a iniciativa visa fortalecer os pequenos produtores rurais, utilizando a tecnologia da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) para garantir maior produtividade e qualidade genética dos rebanhos.

A técnica de IATF é reconhecida por otimizar o processo reprodutivo dos animais, permitindo maior controle e eficiência na inseminação. Essa estratégia tem sido um divisor de águas para os pequenos produtores, garantindo um salto na qualidade e quantidade de produção leiteira. Desde o início da execução do projeto, já foram alcançados resultados expressivos, com 533 fêmeas confirmadas prenhes, representando um avanço significativo para o setor.

A parceria entre o Sebrae e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRIC), reflete o compromisso com o desenvolvimento sustentável da economia local. Além de investir em tecnologia, a iniciativa também promove a capacitação dos produtores, oferecendo orientações técnicas que visam aprimorar as práticas de manejo e gestão no campo.

Fortalecendo o agronegócio local
O projeto não apenas beneficia os pequenos produtores, mas também fortalece a economia de Espigão do Oeste como um todo. O aumento na produção leiteira impacta diretamente na geração de empregos e na movimentação econômica da região. Segundo o Sebrae, iniciativas como esta contribuem para transformar o agronegócio local em um setor mais competitivo e sustentável.

Próximos passos
A continuidade do projeto inclui novos ciclos de inseminação e monitoramento dos resultados. O objetivo é ampliar ainda mais o alcance da tecnologia e consolidar a bovinocultura leiteira como uma das principais atividades econômicas do município. Além disso, o Sebrae e a SEMAGRIC estão empenhados em apoiar os produtores na adoção de práticas modernas que potencializem ainda mais os resultados.


Fonte:Sebrae/RO

Destaques desta semana

Agentes de endemias intensificam levantamento do risco de dengue em bairros de Cacoal, RO

A Prefeitura de Cacoal (RO), por meio das equipes...

Ponte deteriorada deixa famílias isoladas na Linha 11 e moradores cobram ação urgente da Prefeitura de Cacoal, RO

Estrutura precária na Gleba 11 preocupa moradores; denúncias apontam...

Deputado Estadual Cássio Gois garante R$ 500 mil para exames e reforça saúde em Vilhena

A saúde de Vilhena acaba de receber um importante...

PRF seguirá firme no combate à criminalidade e na promoção da segurança viária

Não acatar a ordem de parada emanada por um...

Personalidades lotam auditório da Uninassau em noite de homenagens propostas por Cirone Deiró

Foram entregues títulos de Cidadão Honorário, Honra ao Mérito,...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos


Notícias relacionadas