Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Sebrae e Prefeitura de Espigão firmam convênio para melhoria genética da produção leiteira

Foto: Assessoria

A bovinocultura leiteira de Espigão do Oeste ganhou um grande impulso com a parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae Rondônia. Por meio do Convênio nº 026/2021 – Melhoramento Genético IATF, a iniciativa visa fortalecer os pequenos produtores rurais, utilizando a tecnologia da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) para garantir maior produtividade e qualidade genética dos rebanhos.

A técnica de IATF é reconhecida por otimizar o processo reprodutivo dos animais, permitindo maior controle e eficiência na inseminação. Essa estratégia tem sido um divisor de águas para os pequenos produtores, garantindo um salto na qualidade e quantidade de produção leiteira. Desde o início da execução do projeto, já foram alcançados resultados expressivos, com 533 fêmeas confirmadas prenhes, representando um avanço significativo para o setor.

A parceria entre o Sebrae e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRIC), reflete o compromisso com o desenvolvimento sustentável da economia local. Além de investir em tecnologia, a iniciativa também promove a capacitação dos produtores, oferecendo orientações técnicas que visam aprimorar as práticas de manejo e gestão no campo.

Fortalecendo o agronegócio local
O projeto não apenas beneficia os pequenos produtores, mas também fortalece a economia de Espigão do Oeste como um todo. O aumento na produção leiteira impacta diretamente na geração de empregos e na movimentação econômica da região. Segundo o Sebrae, iniciativas como esta contribuem para transformar o agronegócio local em um setor mais competitivo e sustentável.

Próximos passos
A continuidade do projeto inclui novos ciclos de inseminação e monitoramento dos resultados. O objetivo é ampliar ainda mais o alcance da tecnologia e consolidar a bovinocultura leiteira como uma das principais atividades econômicas do município. Além disso, o Sebrae e a SEMAGRIC estão empenhados em apoiar os produtores na adoção de práticas modernas que potencializem ainda mais os resultados.


Fonte:Sebrae/RO

Destaques desta semana

Saúde de Rondônia monitora quatro casos confirmados de Mpox em Porto Velho

Quatro casos de Mpox, conhecida como varíola dos macacos,...

Óbito de adolescente em espaço assistencial é investigado na capital

A Polícia Civil de Rondônia abriu investigação para apurar...

Filhote de onça-pintada resgatado em Machadinho d’Oeste morre em Porto Velho

Um filhote de onça-pintada resgatado na zona rural de...

Homem acusado de atirar contra mulher em apartamento na capital é preso

Uma mulher identificada como E. L. P., foi vítima...

Dólar em queda abre janela de oportunidade econômica no Brasil

Com o dólar fechando em R$ 5,23 na última...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

Briga de trânsito em Porto Velho resulta em passageira ferida por arma de fogo

Uma passageira foi baleada após uma briga de trânsito...

Criminoso condenado por latrocínio morre em confronto durante fuga na capital

Um homem identificado como Deivison Carlos Lima do Nascimento...

Saúde de Rondônia monitora quatro casos confirmados de Mpox em Porto Velho

Quatro casos de Mpox, conhecida como varíola dos macacos,...

Óbito de adolescente em espaço assistencial é investigado na capital

A Polícia Civil de Rondônia abriu investigação para apurar...

Padre condenado por estupro em RO é preso após missa no RS

Um padre de 56 anos foi preso na noite...

Homem é preso por agredir a própria mãe e ameaçar padrasto em Cacoal

A Polícia Militar de Rondônia atendeu, na noite do...

Cássio Gois parabeniza nova Prefeitura de Cacoal e destaca avanço histórico na gestão pública

A população de Cacoal celebrou, na manhã desta quinta-feira,...

Filhote de onça-pintada resgatado em Machadinho d’Oeste morre em Porto Velho

Um filhote de onça-pintada resgatado na zona rural de...

Notícias relacionadas