O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia em parceria com escolas públicas e particulares dos municípios de Cacoal e Ministro Andreazza, realizou a campanha “Meu Primeiro Título Net”, que teve como objetivo o alistamento eleitoral de jovens de 16 a 18 anos por meio do requerimento “Título Net”.
Tendo em vista que os jovens dessa faixa etária estão começando agora suas vidas como cidadãos e cidadãs, mesmo que o voto não seja obrigatório até a maior idade, o projeto ajudou a estimular a educação para a cidadania e política desse público em conjunto com a Justiça Eleitoral.
Com diversas áreas de atuação, o projeto trouxe aos alunos atividades desenvolvidas que proporcionaram a reflexão acerca da importância do voto e sua representatividade para o sistema democrático, cuja manutenção depende da participação ativa de todos.
O projeto ainda desenvolveu a leitura e a interpretação de textos, bem como o aprendizado de preenchimento de formulários virtuais, atividade cada dia mais necessária ao cotidiano da vida adulta. Por conta das medidas de segurança ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus, todas as atividades foram realizadas de forma virtual.
Ao todo foram 9 escolas escolhidas para receberem o certificado “Amiga do Eleitor do Futuro” que será expedido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia e ainda recebimento de um kit contendo 50 camisetas do programa Patrulha Eleitoral.
As escolas vencedoras
1º lugar – Escola particular Daniel Berg
2º lugar – Sesi Escola
3º lugar – Escola estadual Cora Coralina
4º lugar – Escola estadual Josino Brito e escola estadual Clodoaldo Nunes de Almeida
5º lugar – Instituto Federal de Rondônia Campus Cacoal
6º lugar – CTPM Colégio Tiradentes da Polícia Militar
7º lugar – Escolas Estaduais Bernardo Guimarães e escola Celso Ferreira da Cunha
Seção de Comunicação Social do TRE-RO
Fonte: Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia