A Prefeitura Municipal de Cacoal decretou há poucos minutos medidas para prevenção da transmissão do covid-19 (coronavírus). Trata-se do Decreto n.º 24.887, de 20 de março de 2020.
Em mais um vídeo gravado e distribuído via whatsapp pela própria Prefeita Glaucione, pelo qual pede muito cuidado à população e que as pessoas evitem ao máximo sair de casa. Ainda se referiu ao pronunciamento realizado mais cedo pelo Ministro de Saúde Mandetta, o qual afirmou que os casos de coronavírus no Brasil devem disparar durante o mês de abril e que o sistema de saúde poderá entrar em colapso durante um mês. Possivelmente o surto da pandemia mundial poderá durar até cinco meses.
A partir do próximo sábado (21/03) todos os estabelecimentos comerciais em Cacoal estarão fechados pelo prazo de dez dias, até segunda ordem, exceto aqueles considerados essenciais, tais como: supermercados, padarias, minimercados, mercearias, restaurantes nas marginais da BR-364, açougues, peixarias, operações de pronta-entrega (delivery), clínicas médicas e de fisioterapias, hospitais, farmácias, clínicas de vacinação, fornecedores de bens e insumos relacionados à saúde, pet shops e clínicas veterinárias, funerárias, distribuidoras e revendedoras de água e gás e postos de combustíveis.
A Prefeita Glaucione afirmou que espera que no município de Cacoal a pandemia passe de forma leve e disse também que o intuito do decreto assinado nesta noite é de salvar vidas. O fechamento dos comércios em Cacoal tem um prazo menor que o dos demais municípios próximos, os quais estão sendo fechados pelo prazo de até 15 dias. A prefeita pediu a compreensão da população e afirmou que acredita na desnecessidade de aplicação de Toque de Recolher em Cacoal. Porém, tal situação será monitorada pelos próximos dias.
Quanto ao decreto, o artigo 9° prevê que o descumprimento das medidas acarretará nas sanções impostas do art. 268 do Código Penal Brasileiro.
A Chefe do Executivo municipal também afirmou que acredita que o vírus já circula pelo município de Cacoal, em que pese os cuidados adotados pelo setor de saúde municipal.
(Da Redação – Tribuna Popular).