Depois que a imprensa noticiou, os vereadores de Castanheiras recuaram com pedido de vista à projeto de alteração na Lei Orgânica
Numa manobra liderada pelo presidente da Câmara, vereador Levy Tavares, a Mesa Diretora do Legislativo de Castanheiras pretendia votar, em sessão extraordinária que acontece hoje, quarta feira, projeto que alterava a Lei Orgânica criando dispositivo que possibilitaria a implantação de emendas parlamentares, instrumento que hoje existe apenas nas Assembleias Legislativa e Câmara Federal.
Sem apoio popular e provavelmente sem ter certeza da constitucionalidade da matéria, a própria Mesa Diretora, que apoiava a matéria que teria sido impulsionada pelo presidente Levy Tavares, lançou mão de estratégia para pelo menos adiar a manobra. O vereador Ernesto Stragevitch, membro do grupo comandado por Levy Tavares e pelo secretario Gilson Dias, pediu vistas ao Projeto de Lei, que agora poderá ser apreciado em outra data.
O Plenário da Câmara estava vazio, já que as sessões acontecem normalmente as sextas feiras. A convocação de sessão extraordinária deixou a impressão que a Mesa Diretoria pretendia operar de maneira dissimulada, sem que a população tivesse conhecimento da finalidade da matéria. Sendo viabilizado, o dispositivo que permitiria “emendas parlamentares” seria importante ferramenta em ano eleitoral, dando suporte aos vereadores para atender de forma clientelistas suas bases eleitorais.