Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



A engrenagem do cárcere e o desafio do Serviço Social

Pesquisadores analisam punitivismo estatal e revelam como o racismo e a seletividade penal estruturam o sistema penitenciário brasileiro

Atuar no sistema penal sem sucumbir à lógica da punição é o nó complexo que Prisões, criminalização e antipunitivismo se propõe a desatar. No lançamento da Cortez Editora, profissionais do Serviço Social analisam o regime prisional brasileiro sob as lentes da criminologia crítica e do abolicionismo, destacando o papel do setor no enfrentamento ao modelo repressivo.  

A curadoria do pensamento é capitaneada pela pós-doutora Eunice Teresinha Fávero. Ao seu lado, a doutora Giovanna Canêo e a pesquisadora Daniela Augusto Campos completam um corpo editorial de referência na área socioassistencial. 

Professores, historiadores e pesquisadores exploram de que forma ideologias como a eugenia e o racismo estrutural fundamentam processos de criminalização da pobreza e a desumanização de corpos marginalizados. Através de uma abordagem interdisciplinar, os autores denunciam as violências institucionais do Estado e a seletividade que atinge majoritariamente jovens negros e periféricos.  

A profunda crítica ao conjunto de normas e órgãos estatais responsáveis pela repressão e controle de crimes brasileiro se divide, inicialmente, em uma fundamentação teórica sobre a influência histórica da segregação na estigmatização do sujeito e a defesa dos direitos humanos sob uma perspectiva abolicionista.  

As prisões de grades visíveis aglomeram pessoas em ambientes insalubres, enquanto as prisões das grades invisíveis, que são as periferias, escancaram as desigualdades sociais, as quais geram seletividade e exílio de corpos para as grades visíveis. (Prisões, criminalização e antipunitivismo, p. 154) 

Os capítulos iniciais debatem as convergências entre a crítica marxista e os princípios éticos do Serviço Social para sustentar o posicionamento antipunitivista, além de traçarem a historicidade das prisões como instrumentos de controle conservador do Estado sobre as expressões da questão social. 

Na segunda parte, os autores mergulham na prática profissional e nas resistências cotidianas. Também abordam o conceito de hétero-cisterrorismo contra dissidências de gênero no cárcere e denunciam a violência institucional contra as famílias de pessoas presas, representada pela luta da associação Amparar. 

Além da teoria, o conteúdo oferece visibilidade às resistências sociais, especialmente de movimentos contra o encarceramento em massa. O livro destaca que a luta das mães é a base da produção de conhecimento sobre os horrores da estrutura carcerária. Prisões, criminalização e antipunitivismo funciona como um manifesto em defesa dos direitos humanos e da justiça social, propondo alternativas éticas ao controle penal contemporâneo. 


Destaques desta semana

Policiais militares salvam recém-nascida engasgada em Espigão do Oeste, RO

Bebê chegou ao quartel com sinais de apneia e...

Justiça decreta prisão de suspeito de matar o cunhado para defender mãe de agressões

A Justiça de Rondônia decretou a prisão preventiva de Anthony...

Deputado Cássio Gois presta contas do mandato em entrevista à TV Suruí e reafirma pré-candidatura à reeleição

Parlamentar destacou investimentos para Cacoal e Rondônia e afirmou...

Terremotos na Venezuela podem ter de 10 mil a 100 mil vítimas, diz USGS

Sistema Pager do serviço geológico americano projeta altas vítimas...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Outros tópicos

Governo oficializa Plano Safra 2026/27 empresarial de R$ 525,1 bilhões

Plano para a agricultura empresarial terá taxas de juros...

Padre aconselha e noiva cancela casamento após noivo impor exigências em MG

Sacerdote interveio após identificar uma lista de 13 exigências...

Resistir ao diabo é muito poderoso! | Alberto Ayala Filho

Gosto de observar a natureza e sei que ela...

Ji-Paraná recebe ônibus rodoviário com apoio de Cirone Deiró

O ônibus será utilizado para fazer o transporte de...

Entregador tem moto, celular e dinheiro roubados no bairro Arco-Íris, em Cacoal

Um entregador foi vítima de roubo no bairro Arco-Íris,...

Notícias relacionadas