Rádio
Rádio Rondônia

Banner


Rádio
Rádio Rondônia

Mães compartilham histórias que inspiram

A roda de conversas faz parte da programação da Semana da Mãe Atípica, idealizada pelo deputado Cirone Deiró

Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouco das histórias inspiradoras das mães Isabela Smanioto, Sandra Morato e Luciane Batista Didoné Silveira. As três foram convidadas de honra da Semana da Mãe Atípica, projeto de autoria do deputado Cirone Deiró, que está sendo executado, em Cacoal, com o apoio de vereadores, empresas e outras instituições do município. Durante aproximadamente 1h30, Luciane, Sandra e Isabela fizeram relatos, abordando desde a descoberta do diagnóstico da deficiência do filho, a momentos de superação dos próprios limites.

O amor pelos filhos, o apego religioso e o apoio, tanto por parte de profissionais, quanto de familiares e amigos, foram citados pelas participantes da roda de conversas, como fatores de suma importância na vida de uma mãe de pessoa com deficiência. De acordo com Luciane, Isabela e Sandra, o compartilhamento de ideais e experiências, também facilita o enfrentamento dos desafios diários. “Minha avaliação para movimentos como esse, por exemplo, de zero a dez, seria a nota máxima”, disse Sandra Morato.

Na visão das participantes, o compartilhamento das histórias aproxima e fortalece as mães. “Essa iniciativa é maravilhosa, porque geralmente a pessoa foca apenas em seu problema, mas quando ouve outras, vê que existe situações semelhante ou até piores e acaba conseguindo reunir forças para enfrentar aquilo”, explicou Isabela.

Ajudar outras mães, com as experiências vividas, conforme as participantes, é o que agrega maior valor a iniciativas como a roda de conversas. “É muito bom saber que estamos ajudando alguém que acabou de receber um diagnóstico e encontra-se perdido, acreditando que o mundo vai acabar e aí podemos dizer que não vai, porque esse momento de desespero vai passar”, disse Luciane.

Atividades para os filhos
Enquanto as mães compartilhavam experiências, aprendiam dicas práticas do dia adia, como preparar e conservar alimentos, ou mesmo verificavam sua situação de saúde, os filhos se divertiam aos cuidados dos acadêmicos do 5° período do curso de psicologia da Uninassau. “Estou gostando muito de tudo e quero voltar amanhã”, disse Gabriel Didone Silveira , de 14 anos. Sua prima Maria Beatriz Batista Didone de Paiva, de 12, também aprovou o atendimento recebido. “Gostei das atividades e das acadêmicas, que são muito legais”, disse.

O projeto é direcionado a mães e outros familiares de pessoas com deficiência. O primeiro dia do evento contou com a presença da reitora da Uninassau, em Cacoal, Rosangela Kiekow da Rosa, da coordenadora do Curso de Psicologia, Priscila Carreta, professores e acadêmicos da instituição, da vereadora Nice Condaque e da mãe atípica Ana Rúbia Menezes, que representou o deputado Cirone Deiró.

As atividades serão desenvolvidas durante todo o mês de maio, por meio da oferta de serviços em diversas áreas, relacionados a saúde mental, física e de estética. Haverá inclusive, um curso de autodefesa, que será ministrado pela Polícia Militar. Segundo os organizadores, algumas atividades passarão a ser oferecidas de forma permanente. Os interessados em se inscrever devem procurar o escritório regional do deputado Cirone Deiró, em Cacoal.

Texto: Eli Batista
Jornalista



Banner

Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Deus te abençoe hoje! — Por Alberto Dinys

Por Alberto Dinys “Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos...

PF fiscaliza empresas de curso de formação de vigilantes em todo o Brasil

A Polícia Federal deflagrou hoje Operação Formação Legal IV,...

Edital

ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS NA AGRICULTURA – ASTRA CNPJ: 03.662.892/0001-84 LINHA...

Edital

ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS NA AGRICULTURA – ASTRA CNPJ: 03.662.892/0001-84 LINHA...

PM recupera motoneta no bairro Village do Sol em Cacoal

Nesta semana, uma guarnição do 4º Batalhão da Polícia...

Notícias relacionadas