Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



SENAI Rondônia efetiva parcerias com foco em inovação

A Gerência de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI de Rondônia formalizou parcerias estratégicas com os Institutos de Ciência e Tecnologia de Rondônia (ICTs), Fundação de Amparo de Rondônia, ONGs e indústrias. O objetivo é contribuir com o Ecossistema Local de Inovação por meio da formação de uma rede de parceiros estratégicos visando o desenvolvimento de projetos colaborativos envolvendo Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Afim de implementar atividades e ações conjuntas, bem como programas pilotos e experimentais em áreas e assuntos de interesse e benefícios mútuos, em prol da sociedade.

De acordo com o gerente de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RO, José Rafael Lopes, os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) formalizados em 2023 estão fechados com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Instituto Federal de Rondônia (IFRO). “No momento o STI encontra-se em fase de formalização de parcerias com a SIDIA Instituto de Ciência e Tecnologia, o Centro de Estudos Rioterra, a Embrapa Rondônia, a ONG Kanindé e a Indústria Cargill”, disse.

Ainda conforme Lopes, em 2022 foram formalizadas as parcerias com a Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO) e a Ação Ecológica Guaporé (ECOPORE).

O gerente de STI defende que a inovação é um processo fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência das organizações. Devido ao leque de conhecimentos envolvidos, os projetos são realizados por meio de parcerias e alianças. Como se diz comumente: “as necessidades são muitas e os recursos são escassos”.

“O SENAI-RO tem adotado a estratégia de somar competências para elaboração de projetos de inovação”, ressaltou Lopes. “Atualmente, a FINEP – Financiador de Estudos e Projetos do Governo Federal, incentiva e concede uma maior pontuação aos projetos de subvenção financeira quando submetidos em Rede de instituições, e os Acordos de Cooperação Técnica são as evidências de cooperação.

Para a consultora de Tecnologia e Inovação, Cleópatra Caldeira, a estruturação e realização das parcerias com essas importantes Instituições, visa ampliar a indução à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, com mecanismos que estimulem a elaboração de projetos interdisciplinares e colaborativos que respondam aos problemas da sociedade rondoniense, incorporando, na medida do possível, métodos participativos e o diálogo intercultural com outros saberes existentes na sociedade.

O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago destacou que “a formalização das parcerias visa desenvolver cooperação por meio de atividades que permitam: Instituir e desfrutar de canais e processos para troca de informações e experiências entre os parceiros; idealizar, estruturar, captar recursos e executar conjuntamente projetos de PD&I nos assuntos de interesse mútuo; estimular o desenvolvimento tecnológico e a industrialização sustentável no Brasil, com foco em Rondônia e fomentar a qualificação técnico-profissional”, finalizou.

Assessoria de Comunicação FIERO


Destaques desta semana

Hoje é o último dia para realização das convenções partidárias em todo o Brasil

Esta quarta-feira (5) marca o último dia do prazo...

Federação União-Progressista lança Hildon Chaves e Cirone Deiró como candidato ao governo de Rondônia

A Federação União Progressista oficializou, na noite desta segunda-feira...

Calor intenso e estiagem aumentam problemas de saúde e acendem alerta em Rondônia

As altas temperaturas registradas em Rondônia, aliadas ao período...

Cássio Góis lança campanha à reeleição durante convenção marcada por grande participações de apoiadores

O deputado Cássio Góis deu início oficialmente à sua...

Latidos de cadela salvam recém-nascido abandonado em sofá velho

Meg chamou a atenção de moradores para o terreno...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Outros tópicos

Tambaqui entra na lista de espécies ameaçadas e pesca poderá ser proibida no Brasil

O tambaqui, considerado um dos peixes mais importantes da...

Declaração do ITR começa dia 10 com novidades para proprietários

Começa na próxima segunda-feira (10) o prazo de entrega da Declaração...

PF atua contra crimes ambientais e lavagem de dinheiro

Ji-Paraná/RO. A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (4/8), a 2ª...

PF apreende R$ 2 milhões em investigação de lavagem de capitais em Porto Velho/RO

Porto Velho/RO. A Polícia Federal, com apoio técnico da Controladoria-Geral...

Federação União-Progressista lança Hildon Chaves e Cirone Deiró como candidato ao governo de Rondônia

A Federação União Progressista oficializou, na noite desta segunda-feira...

Cavalgada da Expoagro termina em desacatos, disparo de elastômero e conflitos em Rolim de Moura

Cavalgada da Expoagro termina com desacatos, disparo de elastômero...

Notícias relacionadas