Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Câncer de intestino: saiba os primeiros sintomas da doença

A campanha Março Azul Marinho tem o objetivo de alertar a população sobre os riscos do câncer de intestino, também chamado de câncer colorretal (CCR). Em 2022, o Brasil registrou 45.630 casos da doença, e 20.245 mortes em decorrência do tumor. Esta também foi a causa da morte do Rei Pelé.

Câncer de intestino: saiba os primeiros sinais da doença

Câncer de intestino: saiba os primeiros sinais da doença© Shutterstock

O cirurgião do aparelho digestivo e especialista em coloproctologia, Dr. Rodrigo Barbosa, explica que o câncer de intestino atinge o intestino grosso ou o reto. De acordo com o médico, tem maior propensão à doença as pessoas com registro do tumor na família, as que possuem hábitos de vida pouco saudáveis e homens e mulheres acima de 45 anos.

Quando o diagnóstico é negligenciado, a chance de letalidade por câncer de intestino é alta. De acordo com levantamento do Globocan, órgão da Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer colorretal representa 10% de todos os tipos de tumor, com 1,9 milhão de novos casos anuais e 935 mil mortes. Por isso, a detecção precoce é tão importante.

Diagnóstico precoce

Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce pode ser feito por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença. Além disso, pessoas sem sinais ou sintomas , mas pertencentes a grupos de risco também devem realizar os exames para rastrear o tumor.


Destaques desta semana

Boletim Play TV estreia em Cacoal e amplia presença nas plataformas digitais

Cacoal passa a contar com uma nova opção de...

TJRO institui Programa de Equidade Racial voltada à promoção da igualdade

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO)...

Rondônia dobra emissão de documentos e amplia acesso à Carteira de Identidade Nacional

O governo de Rondônia tem avançado na modernização e ampliação...

59% não enviaram declaração do IR a menos de um mês do fim do prazo

A menos de um mês do fim do prazo,...

Luiza Parlote vira destaque nacional e coloca Ouro Preto do Oeste no mapa do Brasil

A jovem Luiza Parlote, de 27 anos, está conquistando...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

TJRO institui Programa de Equidade Racial voltada à promoção da igualdade

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO)...

Rondônia dobra emissão de documentos e amplia acesso à Carteira de Identidade Nacional

O governo de Rondônia tem avançado na modernização e ampliação...

Homenagens e comoção no cortejo do peão Ranner

A morte do jovem peão Ranner Luan, de 25...

Presidente de bairro denuncia agressões e ameaça em Cacoal

Um caso que mistura desrespeito ambiental e violência contra...

Notícias relacionadas