Sexta-feira, 15 de novembro de 2024, às 13:38:35- Email: [email protected]



Imbróglio: Vereadores não se entendem e denuncia manobras na Câmara Municipal de Cacoal para eleger nova Mesa Diretora

O imbróglio que vem se arrastando e que trata da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Cacoal, teve mais um capítulona ultima segunda feira, 17 de abril, quando o presidente em exercício acatou um requerimento de última hora, em que solicitava a nova eleição da mesa diretora pra o biênio 2023/2024.

Acontece que essa eleição havia sido feita ainda no final do ano de 2022, e que teria elegido para presidir o Poder Legislativo o Vereador Valdomiro Corá. Importante ressaltar que havia um pedido de impedimento para que o referido vereador não pudesse concorrer ao cargo, e tal pedido foi rejeitado pelo então presidente João Paulo Pichek, que sequer colocou em votação.

Os Vereadores Josivan Almeida e Paulo Bezerra acionaram a Justiça, a qual através do Juiz de Direito Elson Pereira de Oliveira Bastos concedeu um mando de segurança cível, entendendo que “ao não aceitar o pedido de impugnação da candidatura de Valdomiro Corá à presidência da Casa de Leis de Cacoal, Pichek tomou uma decisão monocrática, indo contra o regimento interno.”

Importante ressaltar que toda estranheza dessa nova eleição, é que durante uma sessão em que se esperava a votação de projetos de interesse da população, a toque de caixa, e sem o conhecimento de parte dos Vereadores, foram inseridos na Ordem do Dia, dois requerimentos, o primeiro pedindo a votação pelo impedimento de Valdomiro Corá, já explicado no início, e o segundo para que fosse feita uma nova eleição imediatamente, contrariando até entendimentos anteriores, em que se entendia que o presidente em exercício, o Vereador Magnison Mota continuaria interino até decisão judicial, haja vista, que a parte prejudicada recorreu da decisão do referido Mandado de Segurança.

Muito estranho quando um determinado grupo (segundo comentários afinados com o executivo) resolve acatar os requerimentos, com ações tão rápidas, capaz de invejar a qualquer “corredor de Fórmula 1”, pois em curto espaço de tempo, foram votados os requerimentos e eleita a nova mesa diretora para o biênio 2023/2024.

Devido a esses atos, quatro vereadores deixaram a Sessão, e não participaram das votações. O que chama a atenção é que caso haja um novo entendimento por parte da Justiça, um novo imbróglio estaria formado, pois todas essas ações “espetaculares” seriam nulas. A nova mesa diretora ficou assim “decidida”: Presidente: Magnison Mota; Vice Presidente – Luiz Fritz; 1° Secretário – Ezequiel Minduim e 2° Secretário – Edimar Kapiche.


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼