Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Caso suspeito de intoxicação por metanol em Rondônia foi descartado, diz Sesau

Estado de saúde e o motivo de sua internação não foram divulgados. Metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido

Ministério da Saúde recebe 41 notificações de intoxicação por metanol; 37 delas em São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) divulgou que o caso suspeito de intoxicação por metanol em Candeias do Jamari foi descartado. O estado de saúde e o motivo de sua internação não foram divulgados.

De acordo com a Sesau, o paciente foi atendido e internado no Hospital Estadual e Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho. Foram realizadas análises em amostras de sangue e soro analisadas e, de acordo com o laudo pericial, não foi detectada a presença de metanol nem de etanol.

O g1 questionou se o governo de Rondônia informou ao Ministério da Saúde sobre o caso descartado, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

? O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.

Apesar do caso ser descartado, a secretaria orienta:

  • Não consumir bebidas alcoólicas de procedência duvidosa ou sem controle de origem;
  • Descartar qualquer bebida que apresente odor, cor ou sabor alterados;
  • Procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas após ingestão de bebida alcoólica, como náusea intensa, dor abdominal, alteração visual, tontura, confusão mental ou dificuldade para respirar.

De acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na noite do domingo (5), o número de notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica subiu para 225 no Brasil. São 16 casos confirmados e 209 em investigação.

Quanto à notificação de óbitos, o país tem 15 registros, com dois óbitos confirmados no estado de São Paulo e 13 em investigação (7 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 em PB e 1 no CE).


Fonte:G1 RO


Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Cacoal: Advogados são homenageados em sessão solene

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na...

Vereador é afastado por suspeita de rachadinha em Porto Velho

O vereador Thiago Tezzari foi afastado do cargo na...

Cacoal registra explosão de atendimentos por sintomas de virose misteriosa

Uma onda de atendimentos sem precedentes atingiu o Pronto...

Ministro Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou nesta quinta-feira (9)...

Café robusta de Rondônia captura mais carbono do que emite, diz estudo

O café robusta produzido na região das "Matas de...

Notícias relacionadas