Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Cacoal se destaca no Norte com a menor taxa de gravidez na adolescência

Em meio a uma preocupante realidade no Norte do Brasil, onde a taxa de gravidez na adolescência supera em até quatro vezes a média mundial, a microrregião de Cacoal se destaca como a única com um índice inferior à média global. Essa conquista é resultado de um trabalho conjunto entre os setores de saúde e educação, motivo de celebração para o município e exemplo a ser seguido pelas demais regiões, segundo o prefeito Adailton Fúria.

Segundo dados do IBGE, Cacoal possui uma taxa de gravidez na adolescência significativamente menor do que a média nacional e mundial. Essa conquista é ainda mais relevante quando comparada ao restante de Rondônia, onde as taxas são consideravelmente mais altas.

A gravidez na adolescência é considerada um problema de saúde pública, com graves consequências tanto para a saúde da mãe quanto para o bebê, além de impactos socioeconômicos negativos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o aumento do risco de complicações durante a gestação e o parto, bem como para problemas de desenvolvimento no recém-nascido.

O município de Cacoal reconhece a importância da prevenção e tem investido em medidas para reduzir a gravidez na adolescência. Dentre as iniciativas, destaca-se a implantação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência em todas as escolas municipais, conforme previsto na Lei 13.978/2019.

De acordo com o prefeito Adailton Fúria, o sucesso de Cacoal demonstra que é possível combater a gravidez na adolescência por meio de ações eficazes e de um compromisso conjunto entre os setores de saúde, educação e comunidade. O município serve como exemplo para outras regiões do Norte e do Brasil, inspirando a implementação de políticas públicas e ações de conscientização que contribuam para a construção de um futuro mais promissor para as adolescentes.

Para além dos dados

O prefeito de Cacoal ressalta que a gravidez na adolescência não é apenas um problema estatístico, mas sim uma realidade que afeta a vida de milhares de adolescentes e suas famílias. Cada caso representa um drama pessoal com consequências duradouras. Ele afirma que a luta pela prevenção deve ser constante e envolver toda a sociedade, com o objetivo de garantir os direitos e o bem-estar das adolescentes.

“A implementação de novas estratégias e a busca por soluções inovadoras são essenciais para alcançar resultados ainda mais expressivos e garantir um futuro melhor para as adolescentes do município”, afirmou o prefeito, destacando o trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Gabinete e outras secretarias e departamentos da Prefeitura que atuam diretamente com questões ligadas à infância e adolescência.

Um compromisso com o futuro

A luta contra a gravidez na adolescência é um compromisso com o futuro das adolescentes e da sociedade como um todo. O sucesso de Cacoal demonstra que é possível construir um cenário mais positivo, com mais oportunidades para as jovens e menos desigualdades. É preciso que todos os setores da sociedade se unam nesse combate, para que a gravidez na adolescência deixe de ser um problema de saúde pública e um obstáculo ao desenvolvimento social.


Destaques desta semana

Marcos Rogério articula “dobradinha” política e convida Gil Cardoso e Amarilson Carvalho para pré-candidatos no partido liberal

O senador Marcos Rogério tem intensificado as articulações políticas...

Último dia para regularizar o título de eleitor mobiliza brasileiros

Termina nesta quarta-feira o prazo para regularização do título...

Corpo de Bombeiros continua buscas por vítima de naufrágio no rio Machado

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia...

Boletim Play TV estreia em Cacoal e amplia presença nas plataformas digitais

Cacoal passa a contar com uma nova opção de...

TJRO institui Programa de Equidade Racial voltada à promoção da igualdade

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

MEC envia equipe de especialistas ao Acre após ataque em escola

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, determinou o envio...

Financiamento para veículos de transporte é regulamentado

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic)...

STF suspende julgamento sobre revisão da vida toda

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta quarta-feira (6)...

Último dia para regularizar o título de eleitor mobiliza brasileiros

Termina nesta quarta-feira o prazo para regularização do título...

Dia das Mães: Pequenos negócios esperam alta de 37% nas vendas, diz estudo

Uma parcela relevante das pequenas e médias empresas brasileiras...

Notícias relacionadas