Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia




Deputado Cássio Gois prestigia a Semana Internacional do Café e comemora vitória de Rondônia na categoria Canéfora

Deputado Cássio Gois prestigia a Semana Internacional do Café e comemora vitória de Rondônia na categoria Canéfora

A Semana Internacional do Café (SIC), realizada em Belo Horizonte, reafirmou a excelência do café brasileiro ao reunir mais de 20 mil participantes, incluindo empresários de 40 países. O evento, que é um dos maiores do setor no mundo, oferece palestras, workshops, competições e degustações voltadas para toda a cadeia produtiva do café.

O deputado estadual Cássio Gois (PSD), membro da Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) e representante de Cacoal, a Capital do Café, esteve presente para celebrar a conquista de Rondônia na 7ª edição do Concurso Florada Premiada Três Corações.

Na categoria Canéfora, a vitória ficou com Sueli das Graças Rezende, do Sítio Santo Antônio (Rolim de Moura), com 90,44 pontos, destacando a qualidade excepcional do café produzido em Rondônia. O segundo lugar foi conquistado por Josilene Rodrigues da Silva, do Sítio Bella Vista (Cacoal, Linha 17), com 88,86 pontos, seguida por Angélica Alexandrino Nicola, do Sítio São Sebastião (Seringueiras), com 88,25 pontos.

“É uma alegria imensa ver Rondônia representada com tanta qualidade e reconhecimento nacional. Esses resultados mostram o potencial dos nossos produtores e colocam nosso estado no centro das atenções do mercado cafeeiro mundial”, afirmou Cássio Gois.

A SIC deste ano contou com 170 marcas expositoras e mais de 25 eventos simultâneos. Entre os destaques está o Prêmio Coffee of The Year, que avaliou 570 amostras de café, incluindo as 30 mais bem pontuadas da categoria Canéfora.

Dados da Embrapa dão conta que o Brasil exportou 45,4 milhões de sacas de café em 2023, gerando mais de US$ 9,2 bilhões em receita, consolidando-se como líder mundial em exportação do grão. “Rondônia tem desempenhado papel essencial nesse cenário, sendo referência na produção de cafés robusta de alta qualidade”, afirmou Gois.

O deputado Cássio enfatizou ainda a importância do evento para abrir novos mercados e fortalecer os negócios. “A SIC é a prova de que investir em qualidade e inovação é o caminho para expandir nossa atuação internacional e valorizar ainda mais o trabalho dos nossos produtores”, disse.

“A premiação, que ocorreu hoje (22), reforça o protagonismo do café rondoniense e a dedicação dos produtores em elevar os padrões da produção nacional”, finalizou Cássio Gois.

Texto: Marcelo Negrão/Assessoria Parlamentar — Fotos: Pedro Rabelo/Assessoria Parlamentar


Destaques desta semana

Cássio Gois e Joliane agradecem votos recebidos em Cacoal e em todo o estado de Rondônia

Após a confirmação dos resultados das Eleições 2026, o...

Vitória no 1º turno é raridade na história das eleições para governador de Rondônia

Desde a primeira eleição direta para o Governo do...

Licença ambiental não encerra obrigação de monitorar empreendimento, alertam especialistas em Rondônia

A emissão de uma licença ambiental não significa que...

Eleições 2026: atenção, eleitor! Veja onde seu local de votação mudou em Rondônia

Mudanças atingem seções eleitorais de Porto Velho e outros...

Presidente da Fecomércio-RO é preso por suspeita de agressão

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Outros tópicos

Cirone e Noeli Deiro agradecem votos recebidos em Cacoal e em toda Rondônia

Após o encerramento das eleições, Cirone Deiro e Noeli...

Cássio Gois e Joliane agradecem votos recebidos em Cacoal e em todo o estado de Rondônia

Após a confirmação dos resultados das Eleições 2026, o...

Fernando Máximo e Bruno Scheid são eleitos senadores por Rondônia

Candidatos do PL conquistaram as duas vagas do estado;...

TSE amplia articulação para enfrentar riscos climáticos nas Eleições 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ampliou a articulação com...

Motociclista fica ferido em colisão com carro no acesso à avenida da Primavera, em Cacoal, RO

Vítima estava consciente durante o atendimento e foi encaminhada...

Notícias relacionadas